Fortaleza, 22 de Agosto de 2017

 
COSEMS/CE
COSEMS/CE
Pesquisar

Newsletter

 
You Tube Twitter Facebook FLICKR
 
 

1 de agosto de 2017

Governo promove Seminário Estadual do Aleitamento Materno

Na ocasião o município de Farias Brito recebeu certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil para nove equipes da ESF

O Governo do Ceará, promoveu nesta terça-feira (1º) o Seminário Estadual do Aleitamento Materno, no auditório Waldyr Diogo, da FIEC, com as presenças de Onélia Leite de Santana, primeira-dama do estado e o secretário de saúde, Henrique Javi. O evento ocorreu por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno que traz o tema “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”.

A palestra Magna foi proferida pela coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde, Fernanda Ramos Monteiro que apresentou o panorama das atividades e estratégias que vem sendo realizadas em todo o país. “Aqueles gestores que tenham interesse em certificar suas unidades básicas de saúde e qualificar suas equipes podem fazer contato com o estado ou Ministério da Saúde para solicitar as oficinas, a partir disso, a gente manda o plano de ação que o município precisa cumprir”, explicou Fernanda em entrevista ao COSEMS.

O Seminário Estadual do Aleitamento Materno integra também o pilar Tempo de Crescer, do Programa Mais Infância Ceará, que visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Durante o evento também aconteceu a entrega da Certificação dos Bancos de Leite Humano do Estado do Ceará e de Unidades Básicas de Saúde do município de Farias Brito, na região do Cariri, pela Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.

O prefeito de Farias Brito, José Maria, a primeira-dama Heloísa Aurélio e a coordenadora de Epidemiologia do município, Ana Paula, representaram a secretária de saúde, Sheyla Martins e os profissionais das equipes certificadas. Segundo Ana a certificação traz uma gratificação muito grande porque significa algo que as equipes já realizavam. “Com a estratégia a gente sistematizou todas essas ações e conseguimos registrar num sistema de informações próprio”, conta a coordenadora.

Foi ainda feita a entrega da certificação, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aos bancos de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, todos da rede pública do Governo do Ceará, como também do Hospital Municipal São Lucas, em Juazeiro do Norte, Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, Hospital Geral de Maracanaú, Hospital Maternidade Jesus Maria José, em Quixadá, e MEAC.

Outro momento importante do dia foi a homenagem a pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado, pela atuação em prol da infância e do aleitamento materno. Márcia Machado foi agraciada pelo importante trabalho que realiza em prol da saúde da criança como enfermeira e também pela referência em Banco de Leite no Estado, pois foi a primeira coordenadora do setor de amamentação da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Compareceram ao evento a secretária executiva do COSEMS, Cacau Queiroz e os secretários dos municípios de Alto Santo, Baturité, Bela Cruz e Pentecoste.

Com informações Ascom SESA

Assessoria de Comunicação do Cosems
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Contato: (85)3101-5444 / E-mail: ascom@cosemsce.org.br

Imprimir esta página Imprimir esta página
 

---------------------------     Acompanhe o COSEMS-CE nas redes sociais     ---------------------------

 
 

SEDE DO COSEMS
Rua dos Tabajaras, 268 Praia de Iracema / Fortaleza-CE / CEP 60060-440
Fones/Fax: (85) 31015444 / 31015436 / 32199099
E-mail: comunicacao@cosemsce.org.br