Estudo de Harvard publicado na Revista Science, no último dia 14, mostra que o Ceará foi o segundo estado com menos mortes por COVID-19, considerando o período de 23 de fevereiro a 10 de outubro de 2020. O estudo desenvolvido por 10 pesquisadores do Brasil e Estados Unidos, sugere que ações locais tiveram sucesso em prevenir fatalidades.

Os resultados destacam a rápida disseminação de casos e óbitos de COVID-19 no Brasil, com padrões e carga distintos por estado e coloca o Ceará como um estado “resiliente”,  se comparado a outros que tinham mais recursos, mas não conseguiram conter a propagação da COVID-19.

Para a presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, o estudo é importante pois põe em evidência o trabalho dos municípios na ponta. ” Essa análise mostra que mesmo com tantas diferenças entre as regiões, as articulações constantes de secretários e prefeitos junto ao Governo do Estado tem trazido resultados alentadores, apesar do imenso desafio que ainda enfrentamos.”

Desde o início da pandemia no estado, o COSEMS/CE tem fortalecido a parceria com Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), acompanhando o cenário epidemiológico e as demandas municipais para as tomadas de decisões.

SUS ganha destaque

“O Brasil é o único país que, com população superior a 100 milhões, possui um sistema de saúde universal, integral e gratuito. Ao longo de três décadas, esse sistema contribuiu para reduzir as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e resultados.” Este importante recorte extraído do estudo de Harvard, bem destacado na sua introdução, mostra a grandeza do nosso sistema.

Somente no Ceará, 2.608 Equipes de Saúde da Família vinculadas a uma Equipe da Estratégia Saúde da Família, atendiam a uma população estimada em mais de 8 milhões de pessoas, aproximadamente 88% de toda a população, de acordo com os dados do Painel de Indicadores da APS, de dezembro de 2020.

Ações municipais

Diversas ações locais foram apresentadas na I Mostra Virtual Ceará Aqui tem SUS – Experiências de Enfrentamento à Covid-19, realizada pelo COSEMS/CE, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020. A iniciativa também ganhou uma publicação em livro e contempla ações desenvolvidas em parte do período usado como metodologia para o estudo de Harvard.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444