O Ceará foi destaque durante a 8º Edição do Selo UNICEF, que anunciou em cerimônia virtual nesta terça-feira (8) a certificação de 115 municípios do Estado que tiveram seus trabalhos com crianças e adolescentes, entre os anos de 2017 e 2020, reconhecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O número representa um expressivo aumento de municípios cearenses consagrados com o Selo, já que na última edição, 2013-2016, o Ceará teve 82 municípios certificados. O aumento no número de cidades condecoradas se deve ao avanço no fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, considerando o cumprimento de itens da metodologia destacada pelo UNICEF: saúde, educação, capacitação de profissionais, envolvimento da comunidade, proteção e assistência social.

Ainda dentro dessas ações, a edição 2017-2020 do Selo visou alcançar quatro grandes objetivos: chegar até crianças e adolescentes excluídas das políticas públicas; melhorar a qualidade das políticas públicas já existentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra crianças e adolescentes; e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.

Sobre essa resposta do Ceará a metodologia prevista no UNICEF, Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil, destaca: “Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”, conclui.

Ao todo, a 8º edição do Selo UNICEF certificou 431 municípios brasileiros presentes em 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, regiões com forte concentração de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e onde o UNICEF atua.

Para conferir os 115 municípios cearenses certificados, basta clicar no link, que irá direcioná-lo ao site do UNICEF (É possível filtrar por estado clicando no mapa amarelo e escolhendo o Ceará).

http://www.selounicef.org.br/resultados-geral-municipios-certificados

 

*Com informações da APDMCE e imagens do UNICEF


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444