O encontro contou com a presença do secretário da saúde do estado, Carlos Hilton e com um importante momento de capacitação acerca do CNES, Informatiza APS e Conectividade na Saúde

Na manhã da última sexta-feira (7), o COSEMS-CE realizou mais uma Reunião Ampliada de Secretários, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O encontro aconteceu em formato híbrido e além de promover a capacitação técnica, contou com a participação do secretário da saúde do estado, Carlos Hilton, para discussão dos principais problemas enfrentados pelos gestores em suas regiões quanto às Políticas Estaduais de Saúde.

O início do encontro teve a participação do facilitador do Projeto Rede Colaborativa no Ceará, Elton Cleberton, responsável por uma apresentação objetiva sobre formas de alimentação do CNES, mostrando o passo-a-passo do sistema, Informatiza APS e Conectividade na Saúde. Os gestores puderam tirar as dúvidas que são comuns na agenda diária de suas equipes. A assessoria técnica do COSEMS-CE também auxiliou na apresentação reforçando a disponibilidade para o acompanhamento cotidiano dos gestores em caso de dúvidas.

O segundo momento da manhã contou a participação do secretário da saúde do estado, Carlos Hilton. Em seu primeiro encontro presencial com os gestores, o secretário explanou sobre como tem encarado o desafio da gestão estadual e reforçou que busca uma aproximação com as gestões municipais visando melhorias até o fim de 2022.

“Temos que investir na Atenção Primária de uma forma inédita, com otimização de recursos, com a nossa inteligência de gestão, com a participação da sociedade. Enquanto retaguarda assistencial, nós temos que fazer todo um diagnóstico dos nossos hospitais, buscando formas de aperfeiçoamento, assim como, formas para que a população tenha resolutividade o mais próximo de sua casa”
Carlos Hilton
Secretário da Saúde do estado do Ceará

Os gestores municipais tiveram a oportunidade de colocar suas principais dificuldades em assuntos-chaves como Política de Assistência Farmacêutica, Regulação descentralizada, Aperfeiçoamento dos Consórcios Públicos, Financiamento para os HPPs, dentre outros. Por ocasião da produtividade do encontro, o gestor estadual sugeriu que fosse elaborada uma carta da reunião com o elenco das propostas debatidas.

A Reunião ainda contou com a Assembleia Geral dos Secretários, com apresentação da prestação de contas do 2º quadrimestre de 2022, realizada pelo diretor Financeiro, Franzé Cavalcante, onde obteve aprovação por aclamação.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444