O Estado do Ceará é destaque no resultado dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil – 3º Quadrimestre de 2023, evidenciando a qualidade do trabalho das Equipes de Saúde da Família nos municípios cearenses, num processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Com a média dos resultados dos municípios, o Ceará alcançou o melhor desempenho do país no Índice Sintético Final (ISF).

De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB):  

  • 43 municípios alcançaram ISF 10,0; 
  • 101 municípios alcançaram ISF entre 9,0 e 9.9; 
  • 34 municípios alcançaram ISF entre 8,0 e 8,9;
  • 06 municípios alcançaram ISF entre 7,0 e 7,9;
  • Média do Estado – ISF: 9,46

Os dados demonstram que os municípios têm investido no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, usando de várias estratégias de gestão e avaliação com as equipes, num processo de qualificação constante nos territórios. 

No último ano, o COSEMS-CE em parceria com os municípios também fortaleceu suas ações através da Estratégia Apoiadores. Com maior poder de capilaridade, mobilização e visitas técnicas in loco, a entidade vem mostrando a força do trabalho coletivo, acompanhando de perto cada município e suas regiões, assim como na promoção de ações/eventos que buscam a Educação Permanente dos profissionais.   

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]