CONARES, Rede Colaborativa, Vigilância em Saúde e Capacitação em Comunicação são destaques na semana da entidade

O Conasems promoveu nesta sexta-feira (22), mais uma edição do CONARES Temático: 4º Fórum de Debates – Novo Regime Fiscal: Efeitos na Saúde. O evento que aconteceu em São Paulo, contou com a parceria do Banco do Brasil, com o objetivo de ampliar e qualificar o entendimento sobre os efeitos da Emenda Constitucional 95/2016, sobretudo em relação ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde.

Na programação, o Secretário de Planejamento Energia e Loteria do Ministério da Economia, Alexandre Manoel apresentou uma proposta de otimização para alocação dos recursos de Saúde e Educação. O presidente do Conasems, Wilames Freire e diversos secretários municipais de saúde, dentre estes, a presidente do COSEMS CE, Sayonara Cidade, participaram dos debates que também contou com palestras de economistas convidados.

Entre os mais diversos pontos debatidos, o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Básica continua em discussão entre as esferas de Governo, com base nos ajustes que serão
necessários já em 2020, o ano de transição do modelo. Entre as mudanças a serem
adotadas, as quatro dimensões de Financiamento que entrarão em vigor (Captação
Ponderada, Desempenho, Programas/Incentivos e Provimento) foram novamente discutidas
visando uma universalidade e melhoria para todos os estados da Federação.

Rede Colaborativa

Ainda em São Paulo, também esta semana aconteceram dois dias de Reunião com o foco voltado para a Sustentabilidade do Projeto Rede Colaborativa em todo o país, que contou com a
presença da presidente do COSEMS/CE e da Coordenadora do Projeto no Ceará, Virgínia Justa.

Com um poder de captar e disseminar informações atuando diretamente na ponta, o Projeto Rede Colaborativa tem esta característica como grande trunfo após seus mais de três
anos de atuação. Com base nestas conquistas, gestores de todo o país puderam discutir
e planejar alternativas para a manutenção do projeto em seus estados, já que a previsão atual para o fim do Projeto tem é o ano de 2021.

Planejamento e Capacitação em Brasília

Em uma programação paralela, o Planejamento da Implantação da Vacina de Febre Amarela nas Áreas sem Recomendação para Vacinação contou com a participação de diversos atores
estaduais, responsáveis por este processo que visa a imunização. O vice-presidente do COSEMS/CE, Rilson Andrade, participou ativamente das atividades e roda de conversas, no qual, poderá compartilhar para municípios e estados os resultados obtidos dentro do planejamento feito, assim como, a execução de ações para 2020.

Enquanto isso, entre os dias 18 e 20, na Universidade de Brasília, assessores de comunicação de todos os estados brasileiros se reuniram para discutir a Comunicação em Saúde, com a realização da I Oficina Rede Conasems/Cosems de Comunicadores – VI Encontro Internacional de Comunicação em Saúde.

A equipe de comunicação do COSEMS/CE participou ativamente das atividades realizadas dentro da Oficina, que tiveram foco em estratégias de abordagem de informações que envolvem a Gestão Municipal do SUS.

Fotos: LF/Conasems 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444