COSEMS/CE acompanha inauguração de centro de testagem para Covid-19 no campus da Fiocruz Ceará

A diretoria do COSEMS/CE, representada pela presidente Sayonara Cidade e pelo vice-presidente, Rilson Andrade, acompanhou nesta segunda-feira (24), o início das atividades da “Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19”, localizada no Campus da Fiocruz Ceará, no Eusébio.

Fruto de parceria entre os setores público e privado, a nova unidade terá capacidade de realizar diariamente o processamento de até 10 mil testes moleculares RT-PCR para detecção da Covid, por meio de laboratórios com equipamentos automatizados, onde irão trabalhar cerca de 200 profissionais em três turnos de trabalho.

Para o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, presente no evento: “a pandemia de Covid-19 deixará um legado de perdas, mas também de estruturas avançadas para o país. Também irá modificar a compreensão que temos do Brasil, da relação tripartite entre a união, os estados e os municípios, que deve ser fortalecida”.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, iniciou a sua fala na cerimônia de inauguração destacando a importância da integração para fortalecer o Sistema Único de Saúde. “Essa unidade é fruto de cooperação e solidariedade entre a iniciativa privada e o poder público, pois houve um esforço conjunto para investir no que há de mais moderno de tecnologia no mundo, que vai permitir gerar informações para os tomadores de decisões –  gestores, secretários, prefeitos, governadores, e ministros – durante a pandemia”, destacou o governador.

A Presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, falou sobre a importância da criação de mais uma unidade de testagem. “É uma grande contribuição para o estado do Ceará e para o Brasil. A alta capacidade de testes e a tecnologia utilizada possibilita uma qualificação do diagnóstico e, consequentemente, no controle da pandemia de Covid-19”, destacou a presidente.

A inauguração também contou com a participação da Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; do Presidente do Conasems, Wilames Freire; do Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto); do Secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e de demais autoridades da área da saúde no Ceará e a nível federal.

Após o cerimonial, os presentes puderam conhecer o interior do centro de diagnóstico e conferir as inovações tecnológicas do local.

Integração entre poder público e setor privado

A “Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19” conta com patrocínio e apoio da Iniciativa “Todos pela Saúde”, encabeçada pelo Banco Itaú S/A, da Holding “EloPar” (formada pelo Banco Bradesco e Banco do Brasil), da “UnitedHealth Group”, e da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde – Fiotec . O complexo conta com atuação e supervisão do Ministério da Saúde e Fiocruz. Todos juntos no combate a pandemia da Covid-19.

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444