Os resultados da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e outras doenças foi tema de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29), na sede do Ministério Público do Ceará, em Fortaleza. O encontro proposto pelo UNICEF, contou com a participação da presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, além de representantes do Centro de Apoio Operacional da Saúde (MP-CE) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE).

Na ocasião, a SESA apresentou o mapeamento das coberturas vacinais por região, com o objetivo de que sejam demandados maiores esforços aos municípios com baixas e médias coberturas. Neste sentido, COSEMS e UNICEF deverão contactar os gestores destes municípios para apoiar no diagnóstico das dificuldades encontradas para alcance das metas.

A presidente Sayonara Cidade expôs na Reunião as atividades que vem sendo realizadas pelo COSEMS-CE nas Oficinas do ImunizaSUS, cuja metodologia tem conseguido identificar os maiores problemas enfrentados dentro dos municípios, tais como: Diminuição de campanhas nacionais de conscientização nos últimos anos, Rejeição da população às vacinas pelo aumento das fake news e desconhecimento das doenças, dificuldades na operabilidade dos sistemas por parte dos vacinadores ocasionando problemas nos registros, dentre outros.

No próximo dia 6 de Outubro, as instituições voltam a se reunir para discussão de estratégias para manutenção do aumento da cobertura vacinal e dos registros em todo o estado do Ceará.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]