COSEMS/CE discute Controle Social, Convênios e AP em Reunião Ampliada

Encontro contou com a participação intensa dos mais de 80 participantes, entre gestores e técnicos

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), mais uma edição da Reunião Ampliada de Secretários Municipais de Saúde, realizada no auditóriodo Hotel Sonata de Iracema com um público superior a 80 participantes. Destaque aos mais de 50 secretários de saúde presentes, que puderam debater com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e do CESAU, pontos importantes dentro da atual realidade encontradas nos seus municípios.

Iniciando a reunião, o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU), Pedro Alves, apresentou aos secretários a proposta do projeto do Curso de Atualização para o Fortalecimento do Controle Social. Na ocasião, Pedro explicou o Projeto que visa capacitar conselheiros e auxiliá-los com bolsas, como também, adiantou a importância da participação dos municípios para a logística de realização do curso.

Em seguida, Thiago Nóbrega, representante do Setor de Convênios da Secretaria Municipal de Saúde, trouxe para a discussão detalhes sobre a prestação de contas com a SESA. A apresentação possibilitou que os secretários tirassem dúvidas a respeito dos convênios prestados, assim como manifestar críticas e apontamentos. Sobre a apresentação, a presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, destacou que “pela primeira vez o setor de convênios procurou participar de uma Reunião Ampliada e isso é um sinal importante de que esse setor pretende alinhar o diálogo com os municípios”.

O terceiro ponto de pauta foi o Observatório de Saúde Pública do Ceará, que será lançado em março e tem o objetivo de monitorar ações nos serviços de saúde, contribuindo com o trabalho dos gestores por meio de indicadores e metas. Apesar de hospedado no site da Escola de Saúde Pública, Francisco Jadson, do Centro de Investigação Científica da ESP, responsável pela apresentação do projeto, destacou que a expectativa é contar com o apoio dos municípios e do COSEMS.

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Anya Vieira, participou do encontro divulgando a Rede Nordeste de Formação da Saúde da Família – RENASF. A Rede, que tem como finalidade colaborar no fortalecimento das relações entre formação, atenção, pesquisa e gestão em saúde, realizará o I Congresso da Renasf no próximo mês de maio, com parceria do COSEMS. Em breve mais informações nas nossas redes sociais e no nosso site.   

Finalizando o encontro, o vice-presidente do COSEMS/CE, Rilson Andrade, trouxe novidades sobre o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária, após participar de oficina em Brasília durante a semana. O representante da entidade alertou para a necessidade dos municípios cearenses se atentarem à urgência de realizar os cadastros no sistema E-GESTOR antes do fim do prazo, para que eles não saiam prejudicados no sistema de Captação Ponderada. Esclarecendo dúvidas, Rilson mostrou para os secretários como eles podem acessar o Painel de Apoio a Gestão no site do CONASEMS e verificar a situação do seu município em relação a esses cadastros.

Informes Além dos principais pontos de pauta, informes como a Oficina de Apoio à Escrita, que será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro, e as Oficinas Descentralizadas que ocorrerão a partir do mês de março, tiveram espaço na programação”. Clique aqui e faça sua inscrição.

Veja galeria completa de fotos no nosso facebook/cosemsce.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444