Na manhã desta segunda-feira (13), a Diretoria Executiva do COSEMS-CE se reuniu com o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Luciano Pamplona e corpo técnico, para discussão de demandas municipais relativas à formação de profissionais, residências médicas e multiprofissionais, cursos de capacitação para ACS e ACE, dentre outras.

Com o objetivo de aproximar as agendas e necessidades dos municípios, a interlocução entre as instituições terá como representantes o secretário de articulação interinstitucional do COSEMS-CE, Reginaldo Chagas e a Assistente de Gestão da ESP/CE, Sarah Mendes, ambos presentes na reunião.

Na ocasião, o COSEMS-CE também esteve representado pela presidente Sayonara Cidade, vice-presidente, Rilson Andrade e secretária geral, Zuila Maciel. Pela ESP-CE participaram também a diretora de Educação e extensão, Olivia Bessa; a gerente de Pós-graduação em Saúde, Alciléa Leite; a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Jamisse Araújo; o tutor do Núcleo Docente Estruturante do programa de residência multiprofissional em saúde, Edmilson Silva Gomes; a tutora do Programa Saúde da Família e Comunidade, Nara Iury Oliveira; o psicólogo, Jadson Franco.

Solenidade de posse

O COSEMS-CE também esteve presente na solenidade de posse do novo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona, ocorrida no período da tarde, no auditório da Escola, que contou com a presença da secretária da saúde Tânia Mara, do ex-superintendente da ESP, Marcelo Alcântara, do secretário de saúde de Fortaleza, João Borges, parlamentares e outras autoridades.

O vice-presidente Rilson Andade e o secretário de articulação interinstitucional Reginaldo Chagas representaram a Diretoria Executiva do COSEMS-CE no evento. A entidade teve ainda a participação de secretários de diversos municípios e foi citada no discurso de posse do novo superintendente que ressaltou a importância da aproximação com os gestores nesse momento de retomada pós-pandemia e destacou que sua gestão terá o foco em atividades relacionadas ao fortalecimento da Atenção Primária. “Hoje mesmo estávamos reunidos com o COSEMS articulando os nossos próximos passos. Então posso dizer que a equipe da Escola vai trabalhar diuturnamente para que a gente consiga melhorar os indicadores de saúde do Estado do Ceará”, disse.

Considerando a discussão com representantes da Diretoria do COSEMS realizada nesta terça-feira, Pamplona enfatizou a missão que a Escola deve seguir. “O papel precípuo da Escola é levar qualificação aos nossos profissionais de saúde, de preferência onde eles estiverem, e respeitando e reconhecendo o cenário local”, pontuou.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]