COSEMS/CE elege nova diretoria

Entre os principais desafios para o biênio 2019-2021, estão melhorias na Atenção Primária, capacitação de gestores, além da melhoria nas ofertas de serviços

Na última sexta-feira (18), o COSEMS/CE realizou a Assembleia Geral dos Secretários de Saúde, na qual, teve como pauta a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018, como também a eleição da nova diretoria da entidade, que atuará no biênio 2019-2021. Entre os presentes estiveram seis ex-presidentes, 100 secretários de saúde, apoiadores da Rede Colaborativa, além do secretário de saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues.

Após o fim do processo eleitoral, a chapa “Seguindo e Avançando”, com Sayonara Cidade (presidente) e Rilson Andrade (vice), foi eleita por unanimidade pela plenária. Para a nova direção, o biênio que se inicia será movido por desafios. “O nosso foco maior vai ser a Atenção Primária à Saúde, devido às mudanças que estão acontecendo na esfera federal e estadual. Além disso, a Assistência Farmacêutica, o uso racional de medicamentos, a oferta de serviços e a qualificação dos gestores municipais e suas equipes para oferecerem uma saúde de qualidade nos seus municípios, serão pontos importantíssimos que discutiremos a partir de hoje”, comentou a nova presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade.

Clique aqui para ver a composição completa da nova diretoria do COSEMS/CE

O atual secretário de saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues, mais conhecido como Dr. Cabeto, também ressaltou a importância de priorizar a Atenção Primária e reforçar ainda mais o diálogo com os municípios. “Eu estou aberto para aprender e colaborar. Nós teremos que consolidar algumas coisas que vocês [secretários] iniciaram, mudar outras, e tudo isso só é possível se nós trabalharmos juntos”, discursou Dr. Cabeto. 

As atividades da nova diretoria tem início nesta semana, com a continuidade da segunda rodada de Oficinas Descentralizadas dos Sistemas SARGSUS/PAS/Relatório de Gestão/e-SUS/CMD.

Leia abaixo as entrevistas com os novos membros da Diretoria Executiva do COSEMS/CE:

Sayonara Moura de Oliveira Cidade – Presidente do COSEMS/CE

“Fazer saúde já é um grande desafio. Nós temos uma grande responsabilidade, pois fomos eleitos por mais de cem secretários em uma assembleia belíssima, mostrando a aceitação da nossa chapa. Além disso, eu sou a terceira mulher a assumir a presidência da entidade em trinta anos, sendo uma responsabilidade ainda maior para mim”.

Rilson de Sousa Andrade – Vice presidente

“São muitos os desafios para essa nova diretoria. A começar pelo Governo novo tanto a nível federal, como a nível estadual, embora sendo o mesmo governador, mas uma equipe totalmente nova à frente da secretaria de saúde do estado. Então, esse será o nosso primeiro desafio, continuar avançando em consonância com as decisões e pactuações que a gente faz junto ao Governo do Estado.”

Zuíla Maria Maciel de Melo – Secretária Geral

“Nessa diretoria, a gente vai continuar o que o Josete e a diretoria antiga já fazia, mas também temos outros desafios. Ele (Josete), fez muito nesses anos que passou pelo COSEMS Ceará, então para mantermos essa direção que ele deixou será um desafio muito grande. Teremos que buscar ajuda junto ao Governo do Estado, Governo Federal e junto a todos os municípios.”

Francisco José Cavalcante Lima Melo (Franzé) – Diretor Financeiro

“Com relação às pautas mais presentes e mais próximas de resolução, como a PGASS e o Congresso Norte e Nordeste, a gente tem que empreender o maior esforço possível para que a gente possa, no caso do Congresso, fazer um evento no nível dos que temos costume de fazer. O COSEMS Ceará é reconhecido a nível nacional pela organização dos seus eventos, pela riqueza das pautas em debate, pela mobilização junto aos secretários.”

André Barreto Esmeraldo – Secretário de Articulação Interinstitucional

“É um momento de mudanças, tanto a nível de Governo Federal e Governo do Estado. Os desafios do SUS, municípios, Estado como um todo, são crescentes e se há uma verdade que não muda é que nós secretários de saúde precisamos está cada vez mais unidos, fortalecendo o diálogo e a interação com a Secretaria de Saúde do Estado e com Ministério da Saúde.”

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: ascom@cosemsce.org.br


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444