
Conduzido pela SESA, a iniciativa tem cronograma de atividades garantido para o primeiro semestre
O COSEMS/CE sediou nesta quarta-feira (5) a reunião do Projeto de Ativação e Empoderamento das Pessoas com Condições Crônicas no Ceará. A Secretaria de Saúde do Estado teve a representação dos secretários adjuntos Marcos Gadelha e Isabel Cristina e o Cesau a do presidente da entidade, Pedro Alves. A secretaria executiva do COSEMS/CE Cacau Queiroz, representou o COSEMS/CE na abertura do encontro.
A reunião serviu para apresentar as entidades que serão parceiras na validação e na estratégia de transformar o modelo em uma política de saúde com abrangência para todo o Estado do Ceará. Segundo Gadelha o projeto, passa ainda por uma fase de capacitação de um grupo de profissionais que irão trabalhar na metodologia dessa iniciativa. “O COSEMS é fundamental tendo em vista que somente com a participação dos gestores municipais será possível reproduzir todo o macroprojeto de transformação do sistema de saúde em cada município do nosso Estado”, avaliou Gadelha.
Atividades que serão desenvolvidas pelo Projeto:
– Formação de 45 a 54 pessoas com Condições Crônicas no Programa de Autocuidado: “Assumindo o Controle de sua Saúde”. De Janeiro a Fevereiro de 2019.
– Adaptação do Programa aos contextos socioeconômicos e culturais das comunidades cearenses;
– Agenda externa de divulgação, previsão junho de 2019;
– Articulação Cosems, Conass, Aprece, Sociedades de saúde, Associações pessoas com Condições Crônicas, dentre outros;
– Pactuações com Gestores Municipais;
– Oficinas de Integração do Programa com os profissionais de saúde da APS;
– Formação de 50 líderes no Programa.
—
Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: ascom@cosemsce.org.br