Desde 2016 o Conasems promove anualmente fóruns de debates com o objetivo de ampliar e qualificar o entendimento sobre os efeitos da Emenda Constitucional 95/2016, sobretudo em relação ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde. No último dia 1 de dezembro a entidade promoveu a 5ª edição do Fórum de Debates – Novo Regime Fiscal: efeitos na saúde. O evento aconteceu em São Paulo – SP, por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade participou deste encontro de extrema relevância para os debates sobre políticas públicas.

Se em tempos normais o financiamento adequado é uma necessidade do sistema de saúde, essa questão se torna premente em um momento de crise sanitária gerada pela pandemia. Financiar as ações e serviços de saúde da rede pública brasileira é um grande desafio e em um país de dimensões continentais e uma enorme população, a tarefa acaba por envolver múltiplas dimensões. De um lado, possui permanentemente uma perspectiva federativa que é a de reunir todos os entes da federação num regime contínuo de cooperação. Isto inclui desde o leque dos serviços providos até os arranjos de financiamento.

Frente a este cenário o evento que reuniu grandes nomes da economia no Brasil e teve transmissão ao vivo no canal do Conasems no Youtube, abrangendo um amplo público interessado no tema, como: secretários municipais de saúde e demais atores da saúde coletiva,  representantes da cadeia produtiva de saúde, biotecnologia e nanotecnologia do país.

Com informações do Conasems.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444