Nessa segunda-feira (5), a diretoria executiva, os vice-presidentes regionais e a assessoria técnica do COSEMS-CE participaram do Encontro Estadual Gestão Itinerante do Ministério da Saúde, em Fortaleza.

O evento trouxe representantes do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP-MS), para abordar os instrumentos de Gestão do SUS e debater com os membros do COSEMS as ações realizadas no Ceará, e a situação atual desses instrumentos nos municípios. Para alcançar o status tripartite, representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE), e também do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU) estiveram presentes.

Maurício Otonni, Diretor Substituto do DGIP, reforçou a união das entidades que fazem o SUS para buscar o fortalecimento constante da alimentação dos instrumentos de gestão, visto que em diversos municípios brasileiros essa tarefa esbarra na falta de infraestrutura tecnológica ou no desconhecimento da população sobre ela.

“Estamos sempre trabalhando o fortalecimento dessa temática nas gestões. O Conasems, por exemplo, já publicou o curso “Ser Gestor”, que funciona em formato EAD (Ensino a Distância), para trabalhar as temáticas das gestões, inclusive o planejamento. Essa ação contou com a nossa parceria e sugestões”, destacou Maurício, que elogiou a reunião em solo cearense junto ao COSEMS-CE. “É muito importante essa sinergia para que tornemos o nosso SUS universal, equânime e integral”.

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444