Na tarde desta sexta-feira (3), o COSEMS-CE participou de uma reunião emergencial dos prefeitos cearenses com a bancada federal do Ceará, promovida pela Associação dos Municípios Cearenses (Aprece), no sentido de abrir o diálogo para a aprovação do piso salarial da enfermagem e o processo transitório para implantação, além da discussão sobre indicação de fonte de recurso para custeio do novo piso. Entre os participantes do encontro, estiveram o diretor financeiro do COSEMS-CE, Franzé Cavalcante; o presidente da Aprece, Júnior Castro; além do Deputado Federal Mauro Filho.
Enfermeiro de formação, o diretor financeiro do COSEMS-CE, Franzé Cavalcante, defendeu o piso salarial da categoria, mas ressaltou: “É necessário que a gente traga essa discussão à tona. A gente não tem como discutir a aprovação de piso sem a garantia do financiamento. Todos nós estamos nessa luta. Eu como enfermeiro de formação, defendo muito essa luta e o piso salarial”, comentou Cavalcante.
Membro da Bancada Federal, o Deputado Mauro Filho fez questão de frisar que “No Brasil existe essa questão de aumentar a despesa sem ter fonte de financiamento. A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) diz que aumento de despesa obrigatória tem que ter fonte de financiamento, mas ninguém leva isso em conta! A categoria (enfermeiro) realmente merece esse piso”, finaliza Filho.
A Aprece vem articulando encontros com várias entidades parcerias, dentre elas, o COSEMS-CE e o Coren, além de parlamentares para que se tenha mais clareza quanto a implantação da nova legislação em discussão, visualizando melhores condições de trabalho para a categoria da enfermagem.