COSEMS/CE participa de solenidade envolvendo o UAPI

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Associação Brasileira de Enfermagem Secção Ceará (ABEn-CE) e a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) celebram, nesta terça-feira (26), convênio para desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação e certificação de metas programáticas de Postos de Saúde inscritos no programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), bem como a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial o direito à saúde. A solenidade acontece às 10 horas, no Teatro São José, com a participação do prefeito Roberto Claudio, da primeira dama Carol Bezerra, da secretária de saúde, Joana Maciel, e de representantes das entidades. Representando o COSEMS/CE, esteve a presidente Sayonara Cidade.


O objetivo da iniciativa é fortalecer as ações de saúde e desenvolvimento na primeira infância, onde os parceiros acompanharão dez metas relacionadas a serviços básicos de puericultura, resultando em certificação e reconhecimento daquelas unidades que obtiverem bom desempenho no cuidado à criança nos seus primeiros mil dias de vida. Dentro da parceria, o Unicef prestará apoio e assistência técnica ao município. Já a Socep e ABEn-CE certificarão os postos de saúde que alcançarem as metas e que serão reconhecidos Unidade Amiga da Primeira Infância. A assinatura do termo acontecerá durante a programação do 1º Seminário da Unidade Amiga da Primeira Infância, onde profissionais e gestores das unidades discutirão as dez diretrizes necessárias para obter a certificação, além de conferir a palestra “A importância dos 1000 primeiros dias de vida”, que será proferida pela pediatra Maria Tereza Fonseca da Costa. O evento deve reunir cerca de 300 pessoas.


O programa “Unidade Amiga da Primeira Infância” consiste na entrega de um selo de reconhecimento aos postos de saúde que obtiverem um bom desempenho com assistência adequada e satisfatória no cuidado à criança dentro dos primeiros mil dias de vida. Para obter a certificação, a unidade de saúde deve cumprir metas relacionadas à qualificação do atendimento à primeira infância, estabelecidas pela Secretaria Municipal da Saúde, que estão relacionadas às consultas de pré-natal; número mínimo de consultas das crianças até dois anos; realização dos testes de triagem neonatal disponíveis no SUS (olhinho, orelhinha, pezinho e coraçãozinho, estando os mesmos registrados no prontuário eletrônico dos postos de saúde e na Caderneta de Saúde da Criança); registro de dados antropométricos durante as consultas (perímetro cefálico, peso, estatura e IMC); avaliação adequada dos marcos de desenvolvimento infantil; amamentação exclusiva até os seis meses de vida; as crianças inscritas nos Programas Cresça com Seu Filho/Criança Feliz devem ter sido adequadamente contempladas com as visitas domiciliares preconizadas pelos programas; suplementação de ferro e vitamina A realizadas de forma adequada; caderneta de vacina atualizada; e mães e cuidadores que devem ter sido orientados às práticas de higiene bucal, desde o nascimento até o final do segundo ano de vida.

O intuito do programa é fortalecer as ações de puericultura, que consistem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, nas unidades de atenção primária no município de Fortaleza, bem como, estimular o exercício da cidadania por parte dos pais e cuidadores, além de constituir-se, ao lado do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz e do Plano Fortaleza 2040, como um dos pilares que alicercem a Cidadania desde a Infância.

*Via ASCOM SMS Fortaleza

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: ascom@cosemsce.org.br


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444