Com destaque para Atenção Primária, o evento promoveu debates importantes para os rumos da saúde pública. A comitiva cearense contou com mais de 40 secretários

O 8° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde teve início nesta quinta (3), em Aracaju/SE. A delegação do COSEMS-CE presente no evento tem a participação de mais de 40 secretários, além de técnicos municipais e membros da equipe técnica da entidade. O evento conta com congressistas de vários estados do país, contabilizando mais de 3.000 participantes.

Atenção Primária

Um dos temas mais aguardados em todo o congresso foi a “Atenção Primária”, que contou com o primeiro dia inteiro dedicado às discussões na programação. Para os secretários que participaram foi mais um momento singular para debater o aprimoramento deste nível de assistência que é essencial para organização de toda rede de cuidados.

Veja aqui a galeria de fotos da comitiva cearense

Reginaldo Alves, secretário de Articulação do COSEMS-CE, destacou a importância dessa abordagem e as novidades apresentadas durante a Mesa de Atenção Primária. “A grande novidade foi a apresentação da consulta que o Conasems fez com os municípios sobre a Atenção Básica. Apresentando dados dos feitos dos municípios, dados de suas necessidades e de como podem ser apoiados. Aqui, foi priorizado um recorte do Norte e do Nordeste, onde foram ressaltadas problemáticas dessas regiões, como os vazios assistenciais no Norte. Então há de se pensar um sistema de cofinanciamento e organização da Atenção Básica, respeitando a diversidade e complexidade das regiões”, explanou o gestor.

“Enquanto não voltarmos o olhar para o território, uma política macro não vai dar conta dos municípios espalhados pelo Brasil. Então, a consulta é importante em desnudar as realidades regionais. Uma iniciativa única e um pontapé para termos uma política nacional de Atenção Primária que reflita os anseios de cada um dos municípios brasileiros”, completou.

Financiamento

Ainda dentro das atividades do primeiro dia, a secretária geral, Zuila Maciel e a secretária executiva da entidade, Cacau Queiroz, participaram da Oficina Financiamento – Elaboração e Execução dos Orçamentos, que contou com a participação da assessora técnica do Conasems, Blenda Leite.

Zuila Maciel realçou a importância de “discutirmos a defasagem do orçamento, a limitação de recursos para as ações nos municípios. Durante a oficina, foi discutido planejamento, orçamento participativo, e a pauta de definição de recursos a médio e longo prazo. Outro tema que abordamos foi o recurso Covid, e sua destinação com o abrandamento da pandemia. Foi uma mesa muito importante para tirar dúvidas de muitos gestores”, destacou a secretária.

Organização

A presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, que já experimentou a realidade de organizar e realizar um congresso Norte-Nordeste, falou sobre a importância da missão. “é uma responsabilidade enorme, pois não podemos deixar enfraquecer a ideia do congresso Norte-Nordeste, que é o segundo grande congresso no setor de secretarias de saúde, então nós, os presidentes de COSEMS, temos a obrigação de realizar e fortalecer esses eventos”, disse Sayonara.

Sayonara também ressaltou a importância de dedicar o olhar para as regiões destacadas. “O Norte e Nordeste tem particularidades. Encontramos as maiores dificuldades em prover saúde e dar resultado, por inúmeros fatores, alguns em comum, como os vazios assistenciais. Isso eleva ainda mais a responsabilidade durante a realização de um evento como esse, que foca no regional, na troca de experiências, onde cada um sai com um exemplo”, finalizou Sayonara.

Solenidade de Abertura

A noite do dia 03 foi marcada pela solenidade de abertura do 8° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Dentre as autoridades que discursaram estiveram o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross, o presidente do Conasems, Wilames Freire, o presidente do Conass, Nésio Fernandes, além do presidente anfitrião do Cosems Sergipe, Enock Luiz. O COSEMS-CE esteve na mesa de honra representado pela presidente, Sayonara Cidade, além dos secretários na plenária.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444