Evento promoveu encontro das ADS de Crateús, Tianguá e Acaraú

Após mais de um ano sem reuniões presencias, o COSEMS-CE realizou nesta sexta-feira (18), em Fortaleza, o “I Encontro Você faz o COSEMS-CE”, evento que reuniu a diretoria executiva e apoiadores da entidade com secretários de saúde, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pelo Decreto Estadual nº 34.103.

O encontro foi pensado para ser o primeiro de uma série de reuniões com secretários de saúde, visando trazer os gestores municipais para o fortalecimento da união nas atuações da entidade. Para reduzir o número de participantes e seguir o decreto estadual vigente, os encontros serão divididos por Áreas Descentralizadas. Nesse primeiro momento, as ADS Tianguá, Crateús e Acaraú foram contempladas.

Iniciando o evento, a coordenadora da Rede Colaborativa, Virgínia Justa, conduziu uma metodologia participativa por meio de plataforma digital. A dinâmica oportunizou um momento de reflexão sobre o papel do COSEMS-CE, principalmente durante a maior crise sanitária já vivida pelos secretários presentes.

Em seguida, a presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, deu as boas-vindas aos gestores e destacou a disposição da entidade para acolher as suas demandas e impulsionar os trabalhos nas gestões municipais. O espaço para o diálogo foi aberto e as experiências dos secretários foram compartilhadas de modo a buscarem soluções conjuntas para gargalos como regulação de pacientes, medicamentos do Kit intubação, dentre outras questões urgentes.

Lyana Carvalho, secretária de saúde do município de Ibiapina, elogiou a organização e o planejamento do encontro. “É uma alegria participar desse evento. Nós vemos o apoio do COSEMS junto aos secretários, principalmente nesse momento em que as regiões estão fragilizadas devido à pandemia. Esse evento é muito importante tanto para o fortalecimento da parceria entre gestores, como também para dar esperança. Foi um momento excelente, com uma ótima didática e escolha dos temas, já que alguns dos novos gestores não tem muito conhecimento sobre questões técnicas”, destacou Lyana.

A programação do encontro seguiu-se durante a tarde, com as apresentações dos técnicos Elton Cleberton e Elve Rodrigues. Planejamento em saúde, indicadores, Previne Brasil, e outras temáticas da área da saúde que geram dúvidas entre os secretários foram abordadas em um rico momento repleto de dicas e soluções.

A presidente Sayonara Cidade avaliou de maneira positiva o primeiro encontro. ” Foi um momento muito emocionante. Já havia um ano e meio que não realizávamos eventos presenciais, e tomamos todos os cuidados, reduzindo o número de participantes em um número ainda menor que o recomendado no decreto. Nesse primeiro encontro, buscamos as informações das regiões de saúde, as suas expectativas e dificuldades. Pela tarde, tivemos a oportunidade de discutir o Previne Brasil e o DigiSUS. A apresentação foi maravilhosa e didática, e nós queremos levar isso até as outras regiões de Saúde”, ressaltou Sayonara.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444