Nesta segunda-feira (08), aconteceu em Fortaleza mais uma edição da Reunião Ampliada de Secretários Municipais de Saúde. O evento contou com a participação de mais de 100 gestores, representantes da SESA, e do Ministério Público, e focou nas pautas da Assistência Farmacêutica e Regulação.

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Iniciando a manhã, a SESA apresentou aos gestores um novo portal virtual da Assistência Farmacêutica que foi criado para uma melhora do fluxo de informações para os municípios. Em seguida, ocorreu uma apresentação com detalhes sobre a problemática do desabastecimento de medicamentos, a logística da AF e PPI.

Em seguida, os gestores iniciaram o debate apresentando questionamentos sobre a distribuição de medicamentos e desabastecimento que atinge os municípios, o que gerou respostas da SESA e das Procuradoras do MP, Karine Leopércio e Isabel Pôrto, que propuseram a construção de um documento para pontuar encaminhamentos da Assistência Farmacêutica e seguir nas discussões para o alcance das melhorias.

Wilames Freire, presidente do Conasems e secretário de Saúde de Baturité, esteve presente na reunião e discorreu sobre compra centralizada, outro dos itens presentes na pauta na discussão sobre a AF.

“Do ponto de vista de aquisição do equipamento, pregão eletrônico, que é onde tudo começa, eu acho que o que tem de acontecer é uma decisão da própria secretaria do Estado, se vai querer continuar ou não com a compra centralizada. O gestor precisa dizer que isso é prioridade número um, e a partir do momento que o gestor tomar essa posição, já colocar a PGR, que é fundamental nesse processo, com procuradores específicos para fazer esse acompanhamento”, pontuou Wilames Freire.

REGULAÇÃO

No período da tarde, a pauta foi “Regulação”. As atividades se iniciaram com a apresentação da gerente da célula do Complexo Integrado da Regulação da SMS Fortaleza, Helena Paula Guerra. Em seguida, o Núcleo de Telessaúde da SESA realizou uma apresentação sobre tele-regulação.

A reunião ampliada encerrou com mais uma rodada de questionamentos dos gestores, que apresentaram seus pontos de vista e a realidade de seus municípios diante as dificuldades encontradas com o setor de Regulação da SESA.

REPERCUSSÃO

Carlos Eduardo, gestor da SMS Jucás, destacou que as situações abordadas na reunião ampliada merecem resoluções imediatas por parte do estado. “Nós estamos cansados de ver promessas, planos, organizações que na prática a situação não se resolve. Continuamos com os municípios sofrendo com o desabastecimento de medicamentos e filas intermináveis de regulação. Necessitamos, neste momento, que o Estado junto com os municípios crie soluções de curto e médio prazo para acabar com esses impasses que vem se arrastando“, disse o gestor.

O gestor ainda acrescentou: “No nosso caso a maior dificuldade é receber uma quantidade de medicamentos dentro da nossa realidade, pois temos um município em expansão, e as licitações e os processos de regularização das demandas do município tem um atraso, então não consegue acompanhar o crescimento populacional e a medida farmacêutica de acordo com a necessidade”.

Valéria Franco, secretaria da SMS Piquet Carneiro, destacou a participação do MPCE no encontro. “As pautas foram muito oportunas e a gente precisa ter muita unidade enquanto COSEMS, e com a Secretaria da Saúde do Estado. Eu sou de município de pequeno porte e nós sofremos tanto quanto os grandes, então precisamos resolver essas problemáticas o quanto antes. Ressaltar também a importância do COSEMS de trazer aqui o MPCE, pois é de lá que vem as demandas judiciais, onde muitas vezes há um entendimento que é o município que não quer fazer o que na verdade não é sua obrigatoriedade, e sim do Estado. Precisamos aprofundar mais o debate, e aqui nós geramos outros momentos de discussão”, finalizou a gestora.

Homenagem e Reconhecimento

Antes do início da reunião, o COSEMS-CE realizou, representando todos os 184 municípios cearenses, uma homenagem e entrega de placas de reconhecimento ao grupo Zenir Móveis, reconhecendo a trajetória de sucesso do grupo e a parceria estabelecida com os municípios por meio de projetos e doações, sendo o atual destaque o Projeto Conforto Solidário Hospitalar, que doou mais de 5400 colchões para 239 Hospitais, distribuídos por todo o Ceará.

O Grupo Zenir esteve representado pelo Sr. José Alves de Oliveira, o Seu Zenir e seus filhos. O do coordenador do projeto, Ítalo Diogenes, esteve na cerimônia e também recebeu uma placa em reconhecimento ao trabalho em prol dos municípios cearenses.

 

Clique nos links para baixar as fotos:
📸https://bit.ly/Fotos-Reunião-Ampliada-Manhã

📸https://bit.ly/3SwJbw6-Fotos-Reuniao-Ampliada-Tarde

Acesse também nosso instagram @cosemsce


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444