O COSEMS-CE firmou parceria com o COSEMS de Mato Grosso e irá desembarcar em Cuiabá nos próximos dias 14 e 15 de setembro, com o projeto COSEMS INTERATIVO ATUALIZA (CIA). A meta é proporcionar aos apoiadores da Rede Colaborativa do MT uma capacitação presencial sobre o Programa Previne Brasil e seus sete indicadores, fortalecendo as ações do apoio na qualificação dos municípios do estado.

A parceria, proposta pelo COSEMS/MT, surgiu após a realização do CIA Previne Brasil, projeto virtual desenvolvido pelo COSEMS-CE e que durante todo o mês de julho de 2021 realizou tutoriais ao vivo no canal do YouTube da entidade. O projeto CIA, com o objetivo de criar interação e ambientes de debate entre profissionais da saúde, migra então dos meios virtuais para o presencial, expandindo a capacidade do programa.

O objetivo da capacitação, segundo o Cosems/MT, é proporcionar ferramentas para melhorar os indicadores que não estão muito favoráveis. “Observamos que muitos problemas estão atrelados ao modo como as informações estão sendo colocadas na produção da equipe. Então esperamos, com a parceria, dar ferramentas práticas e operacionais para que o Apoiador tenha condições de fazer um processo detalhado de apropriação do conhecimento de como que o gestor qualifica a informação que vai para o sistema”, aponta a Secretária Executiva do Cosems/MT Ana Paula Louzada dos Anjos.

Os especialistas técnicos do Previne Brasil no Ceará, Elton Cleberton e Elve Rodrigues, assim como a Coordenadora da Rede Colaborativa no estado, Virgínia Justa, e membros da Diretoria Executiva do COSEMS-CE, representarão o COSEMS-CE na viagem.

Virgínia Justa destaca a importância da parceria entre os COSEMS para o fortalecimento das redes colaborativas, das gestões municipais e do âmbito da saúde no geral. “Esse movimento cria a possibilidade de trabalhar realmente uma Rede Colaborativa, disseminando informações para que elas cheguem em que deve chegar, nos responsáveis pela execução e por gerar a alimentação dos sistemas. Isso é fortalecimento”, disse a coordenadora da Rede Colaborativa.

“Quando o convite do Mato Grosso chegou, tivemos a certeza de que cumprimos os objetivos estabelecidos na criação do CIA, que era aproximar os trabalhadores da saúde e sanar dúvidas sobre esse sistema que está em constante atualização. Inclusive tivemos bastante ajuda do Ministério da Saúde, que apoiou a iniciativa, realizou divulgações nas redes sociais. Isso ajudou bastante”, finalizou Virgínia.

 

PROJETO COSEMS INTERATIVO ATUALIZA

Os sete indicadores do Programa Previne Brasil em detalhes. Essa foi a proposta do COSEMS INTERATIVO ATUALIZA (CIA), projeto virtual desenvolvido pelo COSEMS-CE, que durante todo o mês de julho de 2021 realizou tutoriais ao vivo no canal do Youtube da entidade, ministrados pelos colaboradores Elton Cleberton e Elve Rodrigues. Assista aos programas na nossa playlist: https://bit.ly/COSEMS-INTERATIVO-ATUALIZA

As transmissões contaram com participação no chat de profissionais da saúde de estados como Maranhão, Amazonas, São Paulo, Paraná, Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Amapá, Bahia, Rondônia e Paraíba, e têm mantido um expressivo alcance nacional, com acessos diários no canal.

O programa rendeu ainda um e-book com respostas às diversas perguntas enviadas no chat.

Acesse nosso e-book: https://www.cosemsce.org.br/livro/e-book-cosems-interativo-atualiza-previne-brasil-julho-2021.pdf


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444