COSEMS compõe programação do VI Congresso Direito e Saúde

Entidade esteve representada pelo vice-presidente, Rilson Andrade e pelo ex-presidente, Josete Tavares

O segundo dia do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, foi marcado por diversos temas importantes, entre eles, a Atuação do Ministério Público no Direito à Saúde e A Importância do Terceiro Setor na Assistência à Saúde Pública. Diversos secretários de saúde acompanharam as discussões durante todo o dia.

A última atividade da programação teve o vice-presidente do COSEMS/CE, Rilson Andrade, como responsável por presidir a Mesa Redonda “Ideias que fazem a diferença no SUS”, que contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde; do ex-secretário de saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza; do superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva; além da advogada da OAB/SP, Lenir Santos.

SER GESTOR

Na manhã desta quinta-feira (30), o ex-presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, participou da mesa “Responsabilidade Civil e Criminal de Gestores Públicos”. Ele enalteceu ações municipais dos municípios cearenses no sentido do cumprimento das leis e dos programas de avaliação do Ministério, como o PMAQ, além de dar destaque para seis programas do SUS que são referências para o mundo:  Programa Saúde da Família, Combate HIV/AIDS, Programa de Imunização, Política de Transplantes, Controle da Hepatite C e Combate ao tabagismo, e a importância de se manter na luta em defesa do Sistema.

“Nós estamos vivendo no Brasil o que se viveu na década de 90, um Consenso de Washington D.C piorado. A precarização das relações de trabalho e das condições de organização dos serviços públicos numa clara contraposição a tese de bem-estar social”, exclamou Josete.

A programação do Congresso se estende até amanhã (31), com destaque para participação da secretária executiva da CGTES/MS, Mayra Pinheiro e do secretário de saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins,  na mesa “O Desafio na Gestão Pública da Saúde”, presidida pela Procuradora de Justiça – MP/CE, Salustiano Arruda Porto. A palestra do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, encerrará o evento.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444