COSEMS debate os desafios do interior para combate a COVID-19

Nesta quarta-feira (3), a presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, foi a convidada do programa Conexão SVM, do Sistema Verdes Mares. Durante uma hora a presidente esclareceu as principais diretrizes que estão sendo adotadas nos municípios para enfrentamento ao novo coronavírus.

As orientações da entidade aos gestores municipais ganharam o reforço de reuniões sistemáticas em conjunto com governador do Estado, Camilo Santana e Secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto). A preocupação com o aumento de casos da Covid-19 no interior gerou uma série de encontros com os superintendentes das regiões de saúde e prefeitos.

No programa, a presidente do COSEMS, destacou que os encontros visam principalmente a organização dos fluxos de atendimento na Atenção Primária, com o monitoramento e bloqueio dos casos suspeitos, de modo que sejam evitados ao máximo os casos graves que resultem em internações.

Sayonara também falou sobre a preocupação dos secretários municipais com a flexibilização do isolamento com o Plano de Retomada Responsável das atividades econômicas e comportamentais, proposto pelo Estado. Para ela, é preciso levar em conta o modo de vida no interior que é diferente da capital. “Os costumes no interior são outros. As pessoas sentam na calçada, vão tomar um café com o vizinho. Precisamos estar atentos para evitar o caos no interior.”, comentou.

Veja entrevista completa no link:
https://www.youtube.com/watch?v=BzYUfZ–NuM


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444