Está sendo promovida desde a terça-feira (14/09), a capacitação sobre o Previne Brasil com a Rede Colaborativa de Mato Grosso. O evento faz parte da parceria firmada entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MT) e o Cosems Ceará, com o Programa COSEMS INTERATIVO ATUALIZA (CIA). Os especialistas técnicos no Previne Brasil do Ceará, Elton Cleberton e Elve Rodrigues, estão ministrando o curso.

Também estão presentes a Coordenadora da Rede Colaborativa do Ceará, Virgínia Justa, o Presidente do Cosems/MT, Marco Antônio Norberto Felipe, e os Vice-presidentes Cosems/MT, Marineze de Araújo Meira e Flávio dos Santos. Segundo o Presidente Marco Felipe, o evento é um marco e refletirá diretamente na vida de muitas pessoas. “Estamos aqui em 30 pessoas que, com a informação qualificada, refletirão na vida de mais de 3,5 milhões de habitantes”, aponta.

A Vice-presidente do COSEMS/MT, Marineze Meira, também deu destaque ao evento. “Podemos ver que esse é um trabalho que já deu frutos no Ceará e agora dará aqui. É fundamental para os apoiadores terem conhecimento dos indicadores e mesmo saírem um pouco do desafio da Covid-19 para voltarmos mais a outras pautas primordiais, como é o caso do Previne Brasil”, ressalta.

A Coordenadora da Rede do Ceará, Virgínia Justa, agradeceu o momento. “Ficamos gratos pelo convite que recebemos do Cosems/MT e por saber que poderemos multiplicar conhecimento, integrando os Cosems e fazendo a diferença no SUS para mais de 12 milhões de habitantes, entre Mato Grosso e o Ceará”, destaca.

Diversas pontuações têm sido levantadas pelos Apoiadores no que tange as dificuldades para o preenchimento adequado dos indicadores, entre elas: as grandes zonas rurais do estado, regiões extensas e vazios sanitários; um grande número de populações indígenas e mesmo quilombolas; conexão ruim de internet; uma população flutuante em alguns municípios; implicações políticas; rotatividade de profissionais e mesmo o uso de sistemas terceirizados.

Os palestrantes estão oferecendo uma capacitação prática e reforçando a importância da qualificação dos dados para validação final no processo. A meta é proporcionar aos apoiadores da Rede Colaborativa de MT uma capacitação presencial sobre o Programa Previne Brasil e seus sete indicadores, fortalecendo as ações do apoio na qualificação dos municípios do estado.

Os Apoiadores realizarão oficinas em suas regiões para capacitação do conhecimento apreendido e ainda terão suporte remoto da equipe técnica do Cosems-CE.

* informações do COSEMS/MT

* Imagens do COSEMS/MT


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444