COSEMS REALIZA REUNIÃO AMPLIADA E ASSEMBLEIA GERAL DE SECRETÁRIOS

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), mais uma edição da Reunião Ampliada de Secretários Municipais de Saúde, seguida da Assembleia Geral. O encontro foi realizado no auditório do Hotel Sonata de Iracema e contou com a presença de aproximadamente 50 gestores e representantes da Secretária de Saúde do Estado.

Iniciando a reunião, a Secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Vera Coelho, apresentou a proposta do Novo Regimento Interno das CIR, elaborada pela SESA. A apresentação detalhou alguns pontos dos capítulos que compõem o regimento. Segundo Vera Coelho, a proposta é uma sugestão inicial, e a versão final do texto será resultado das discussões e pactuações. Na ocasião, os gestores tiveram a oportunidade de mais uma vez propor mudanças no regimento de acordo com as realidades locais.

Em seguida, José Nilson Fernandes, diretor da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), realizou uma apresentação sobre o quadro dos serviços de acupuntura no Brasil e no mundo, exaltando o tratamento como uma alternativa ao sistema medicamentoso das redes de saúde. O orador reforçou a importância de se democratizar a prática integrativa, que segundo ele ainda está concentrada em pessoas com maior poder aquisitivo. A acupuntura é uma forma poderosa de lidar com dores físicas e problemas emocionais, como também, aumenta a imunidade e dá estímulos motores e cognitivo, entre outros ganhos. A ABA realiza cursos de formação e pós-graduação em acupuntura em várias cidades do Brasil.

Assembleia Geral

A Assembleia Geral Extraordinária de Secretários de Saúde trouxe para o debate alterações no regimento interno do COSEMS/CE. Representando a diretoria executiva, o Vice-Presidente, Rilson Andrade; o Diretor Financeiro, Franzé Cavalcante; além da Secretária Geral, Zuila Maciel, apresentaram as propostas de alteração: a criação do cargo de Diretor de Gestão em Saúde para compor a diretoria, assim como, transformações nos cargos de vice-presidentes das CIR após as alterações promovidas pela SESA com o novo plano de Regionalização.

Por meio de votação entre os secretários presentes, respeitando o estatuto, a criação da função de Diretor de Gestão em Saúde foi aprovada, ficando para as eleições de 2021, uma nova composição da Diretoria Executiva.

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna