Educação Permanente na Atenção Primária é tema de livro lançado pela gestão de Caucaia

“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”. Todos os dias milhões de trabalhadores do Sistema Único de Saúde traçam novas estratégias, elaboram pesquisas, testam e compartilham novas práticas. Quando todo esse saber acumulado ganha contornos em obra literária, atestamos o poder do compartilhamento de realidades locais para o enriquecimento de toda esta rede de profissionais e valorização do SUS. 

O recém-lançado Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão para a Atenção Primária do SUS, uma parceria entre Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Prefeitura de Caucaia, traz a rica experiência da saúde no município nos últimos três anos, sob a gestão de Moacir Soares, secretário da pasta.

Dividido em três sessões, com uma escrita sensível própria dos organizadores e coautores, a obra é composta de textos em forma de artigo, que se juntam aos relatos de profissionais, registros de atividades cotidianas, além da apresentação de fluxos e metodologias de trabalho e resultados, de onde se pode extrair potenciais práticas replicáveis em diversas comunidades.

Autora e curadora da obra, Maria Idalice conta como foi o processo de equilibrar o tom científico dos artigos e dos números que evidenciam os resultados alcançados, com a sensibilidade dos processos humanos inerentes ao fazer diário da Saúde Coletiva.

Ouça o áudio

Entusiasmado em ver os resultados da gestão materializados no livro, o secretário de saúde de Caucaia, Moacir Soares falou do nível de exigência empreendida no projeto. “Custou um pouco para aprontarmos, porque procuramos fazer dentro do rigor mais técnico possível. O livro reúne um conteúdo muito bem estruturado e dissertado. Sem dúvida, uma obra que ficou ao agrado de todo olhar mais exigente”, comentou o gestor.

A presidente do COSEMS/CE Sayonara Cidade, ressalta a importância da obra para os atuais e futuros gestores. “É um legado que a gestão Caucaiense, capitaneada pelo Moacir Soares deixa para os municípios, pois temos uma dificuldade muito grande em organizar a Atenção Primária e estamos vendo o município de Caucaia, com cerca de 400 mil habitantes, duplicando o número de equipes de saúde da família e mostrando em várias áreas um crescimento muito grande, transformando a saúde de Caucaia, onde foi montado conselhos locais de saúde, criação de lei da Humanização do Parto com todo acompanhamento das gestantes. O livro traz todas essas conquistas e por isso pode servir de estímulo para outros municípios também escreverem sua história.”

Nos áudios abaixo a organizadora Maria Idalice conta em detalhes como foi pensada cada sessão do livro:

SESSÃO I – Alicerce para uma Aprendizagem Coletiva

SESSÃO II – Ferramentas de trabalho para germinação de sementes

SESSÃO III – O Compartilhar da Colheita


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444