O evento aconteceu de 12 a 15 de julho e reuniu quase 7 mil congressistas de todo país. O COSEMS-CE contou com uma comitiva de aproximadamente 100 profissionais, entre gestores e suas equipes técnicas

O XXXVI Congresso do Conasems, realizado entre os dias 12 e 15 de julho em Campo Grande – MS, marcou a história da saúde pública brasileira. Entre Mesas Temáticas, Seminários e Oficinas, aproximadamente 7.000 congressistas de todo o país, debateram os temas mais urgentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), no maior evento já realizado pelo Conasems.

Clique aqui para ver cobertura fotográfica completa da participação cearense

A presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, enalteceu o trabalho do presidente do Conasems e toda a equipe realizadora do evento. “ Wilames tem feito um trabalho exemplar na defesa dos municípios brasileiros, não só na captação de recursos, mas também na capacitação e qualificação dos profissionais, na criação do canal Conasems com vários cursos importantes, como a formação dos agentes de saúde e endemias e para profissionais de ensino médio e superior. No congresso, o Conasems proporcionou uma programação extremamente robusta e produtiva, e incentivou a participação maciça de profissionais da saúde de todo o Brasil, e com isso o Ceará conseguiu levar mais de 60 secretários, numa comitiva de 100 profissionais”, comemorou.

 

Diversidade de Temas

Dentre os temas abordados estiveram as lições aprendidas na pandemia e os caminhos possíveis após o momento mais grave da crise sanitária, Judicialização da saúde, Tecnologias em Saúde e sua relação com medicamentos, Saúde Mental, Atenção Básica, dentre outros. A Rede Colaborativa também teve protagonismo com o Espaço de apoio à Gestão e com a “Oficina Política nacional de Apoio: estratégia oportuna para qualificação da gestão no SUS?”,

Para o secretário de saúde de Viçosa do Ceará, Adriano Rocha, a impressão que fica sobre a participação no evento é que sempre vale a pena lutar por uma saúde melhor para o povo. “Em um congresso dessa grandeza percebemos que as dores que trazemos dos nossos municípios do Nordeste, do nosso Ceará, são semelhantes aos partilhados por outros municípios, então é um momento para aprendermos juntos, para convivermos e para sonharmos com uma saúde de qualidade para todos. Aqui, nós vimos nos secretários de saúde que vieram de todos os lugares do Brasil, o comprometimento com a saúde pública do nosso país.”

Mostra Brasil aqui tem SUS

O município de Icapuí foi premiado na 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS na categoria Melhor Experiência Municipal por Estado, com o trabalho MONITORAMENTO VACINAL EM TEMPO REAL, de autoria de Ana Nery e terá a gravação de um Webdoc, realizado pelo Conasems in loco.  

“Desde que assumimos nós implantamos a ideia de um sistema saúde escola, onde todo lugar é campo de saberes e práticas e sempre incentivamos a participação nesses eventos. Apesar de termos aqui somente a Ana Nery que foi a sistematizadora desse trabalho vencedor, temos uma equipe que escreveu, temos os coautores, então é uma experiência de todo o município que inclui vacinadores, gerentes de unidade, enfim. Essa ferramenta foi aprimorada com o uso, então todos tem uma parcela de participação no processo. O prêmio significa o reconhecimento de esforço coletivo”, ressaltou o gestor de Icapuí, Reginaldo Chagas.

A sistematizadora e apresentadora do trabalho, Ana Nery, também falou da importância desse reconhecimento e de como se deu o processo. “Com a detecção das baixas coberturas vacinais, iniciamos um processo de ter reuniões com as equipes e coordenações para buscar estratégias. Então iniciamos a alimentação de uma planilha virtual que facilitou o acesso para todos, pois quando as equipes informam ali o momento que foi feita a vacina, a coordenação já tem esse dado e quando é detectado o atraso, automaticamente o gente de saúde daquela área é acionado. Dessa forma conseguimos manter nossa calendário atualizado”, explicou.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444