Encontro de dois dias discute a Atenção Primária à Saúde

Evento realizado em Fortaleza com apoio do COSEMS, conta com a participação de representantes do MS, além da apresentação de experiências exitosas no Ceará

Teve início nesta segunda-feira (17), em Fortaleza, o Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde. Compôs a mesa de abertura, Túlio Souza, representante do Departamento de Estratégia de Saúde da Família do Ministério da Saúde (DESF); Magda Almeida, Coordenadora da COPAS; Ana Estela, secretária adjunta da SMS Fortaleza; Rilson Andrade, vice-presidente do COSEMS/CE e Reginaldo Chagas, vice-presidente do CESAU.

Na ocasião, foi reforçada a importância de se continuar discutindo de forma ainda mais intensa a Atenção Básica à Saúde. “Nós estávamos sentindo muita falta deste momento. Era preciso que a gente pudesse reunir o que há de mais importante hoje, que é a nossa Atenção Básica. Que nós possamos sair deste encontro com mais vontade de fazer nossa AB acontecer”, comentou Rilson Andrade, vice-presidente do COSEMS/CE.

Dentro das apresentações, tiveram destaque pelo Ministério da Saúde uma série de mudanças e investimentos realizados neste ano. Túlio Souza apresentou as novidades que envolvem o Programa Saúde na Hora, que prevê a ampliação da carga horária de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que deve gerar um aumento de 150 milhões em investimentos a nível nacional.

Ainda dentro dos investimentos apresentados para este ano, Magda Almeida foi enfática. “A gente quer que todo esse investimento feito por município, estado e governo federal, retorne como uma saúde de qualidade e acesso. Eu vejo que a estratégia de saúde da família é uma forma de fazer justiça social dentro do país.”

A programação do evento se estendeu com as apresentações de experiências exitosas de cinco municípios cearenses: Orós, Jaguaribe, Itatira, Cedro e Icapuí. Nesta terça-feira (18), o evento tem continuidade com os temas Integração da APS com a Vigilância à Saúde, e-SUS AB e Requalifica UBS.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444