Gestão 2019 – 2021
Sayonara Moura de Oliveira Cidade
Fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública e Gestão dos Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará.
Atuou como Assessora Técnica da Secretaria de Saúde de Crato (1996 a 1999). Atuou como facilitadora da implantação da microrregional de Iguatu (2000-2001); Assessora Técnica e Gerente Microrregional da 19º CRES -Brejo Santo (2001-2005) e presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional (2001-2005).
Coordenou o Controle, Regulação, Auditoria e Avaliação e assumiu a função de Secretária de Saúde do Município do Crato (2006-2012). Atuou também como Secretária de Saúde de Cedro. Atualmente é Secretária de Saúde do Município De Aracati.
Gestão 2015 – 2019
Josete Malheiro Tavares
Cirurgião Dentista pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Endodontia, pela Escola de Aprendizagem Profissional da Associação Brasileira de Odontologia; em Gestão dos Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é mestrando em Gestão em Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Atuou como membro da Diretoria Executiva do Cosems (2005-2006; 2011-2012); da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (2007-2008; 2011-2013); do Conselho Estadual de Saúde; e do Conselho Deliberativo do Fundo de Combate à Pobreza (2008). Foi também secretário executivo da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (2008) e Secretário de Planejamento, Administração e Finanças de Guaiúba (2001-2004).
Como gestor de saúde foi Secretário Municipal de Aurora (1993-1996 e 2001), Subsecretário de Aquiraz (1997-2000), Secretário de Saúde de Guaiúba (2009-2012) e Secretário de Horizonte (2013-2016). Integra o Núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Foi vice-presidente do COSEMS/CE no biênio 2013-2015. Atualmente é presidente do Cosems/CE e Secretário de Saúde do Município de Guaiúba.
Gestão 2010 – 2015
Wilames Freire Bezerra
Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Secretário Municipal de Saúde de Pacatuba/CE. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasilia (UNB).
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996) e pós-graduação em Ortodontia e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Especialista em ortodontia pela Universidade de Maringá (UNINGA). Tem experiência na área de Odontologia, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com ênfase em Saúde Pública.
Gestão 2007 – 2010
José Policarpo de Araújo Barbosa
Natural de Fortaleza, nasceu em 1955. É médico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde (ENSP) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), respectivamente. Foi servidor da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP), antiga Fundação Nacional de Saúde (FNS). É membro do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC), onde ministrou a disciplina Fundamentos da Assistência e da Prática Médica do Curso de Medicina da UFC.Implantou o Programa de Saúde da Família (PSF) na cidade de Fortaleza.
Foi secretário de Saúde nos municípios de Cascavel, Umirim e Maranguape. Neste período, assumiu a presidência do COSEMS, por duas gestões. Condecorado com a medalha Dower Cavalcante pelo COSEMS e medalha Rodolfo Teófilo pela SESA. Publicou o livro História da Saúde Pública do Ceará – da Colônia à Vargas. Atualmente é médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA). Homenageado com a Medalha Dower Cavalcante, em 2011.
Gestão 2004 – 2005
Leni Lúcia Leal Nobre
Cearense, nascida em 1956, Leni Nobre é Cirurgiã-Dentista. Formou-se em Odontologia pela UFC 1977. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde-ESP-CE, Mestre em Educação em Saúde-UNIFOR e Doutora em Saúde Pública pela USP.
Atuou como Coordenadora de Saúde Bucal do município de Fortaleza e do estado do Ceará; Foi Diretora do Departamento de Saúde e Centro Técnico da Secretaria Saúde do estado do Ceará; Coordenadora da 3ª Região de Saúde do Ceará, Secretária da Saúde de Maranguape. É Membro titular do Comitê de Ética da Escola de Saúde Pública do Ceará. Editora da Revista Cadernos-ESP.
Gestão 2003 – 2004 // 2005 – 2007
Mário Lúcio Ramalho Martildes
Nasceu em Conceição/Pb em 1956. É cirurgião – dentista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É servidor da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Foi Secretário Municipal de Saúde de Pindoretama (1995/2004) e Vice-Prefeito de Pindoretama (2000/2004).
Foi presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Ceará (COSEMS), por duas gestões. Condecorado com a medalha Dower Cavalcante pelo COSEMS. Está Secretário Municipal de Saúde de Eusébio/CE desde 2005.
Homenageado com a Medalha Dower Cavalcante, em 2013.
Gestão 2003
Maria Vilauva Lopes
Natural do município serrano de Pacoti/CE. Em 1962 entrou para Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), se graduando em 1967. Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia, cujo internato foi feito em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1968 entrou por concurso seletivo para o serviço público federal na previdência social, tendo atuado em Fortaleza e em Ribeirão Preto/SP, no período de 1976 a 1980.
Também atuou como médica em projetos sociais do CCF (Christian Children Found), inicialmente em 1975 e posteriormente no período de 1980 a 1987. Paralelamente manteve uma clínica particular, no qual cativou a amizade e a confiança de inúmeras clientes, ajudando a trazer à vida muitos cearenses. Sua forte determinação em promover a saúde pública teve um incremento durante a década de 80, cujas atividades profissionais foram voltadas para a consolidação do Sistema Único de Saúde, em particular na implantação dos programas voltados para a mulher e à família. Foi coordenadora e colaboradora em diversos momentos até 2013, tendo sido Secretária de Saúde de Itapiúna, Baturité e Aratuba.
Em 2005 foi médica de família em Luziânia, Goiás, onde recebeu o prêmio profissionais do ano de 2005, reconhecimento da Prefeitura Municipal de Luziânia pelo seu destaque profissional na promoção da saúde da população local. No ano de 2013 foi presidente do COSEMS e ganhou a medalha DOWER CAVALCANTE no mesmo ano em reconhecimento a sua valiosa participação na defesa da municipalidade e construção da história do conselho municipal de saúde do Ceará.
Gestão 2002 – 2003
Jurandi Frutuoso Silva
Natural de Pedra Branca/CE é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No primeiro ano de formação assumiu a direção do Hospital São Sebastião no seu município, 1981 a 1988. Foi Deputado Estadual pelo Partido Democrático Trabalhista, nos anos de 1993 a 1994. Coordenou o Programa Saúde da Família do município de Itapiúna/CE por dois anos e foi Secretário Municipal de Saúde do município de Pedra Branca/CE de 1997 a 2002.
Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará, 1998. Assumiu a presidência do Cosems em 2001/2002. No ano seguinte assume a pasta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e as presidência do Instituto de Gestão Hospitalar (ISGH), do Comitê Gestor da Escola de Saúde Pública do Ceará e do Conselho E/tadual de Saúde (CESAU) até 2006.
Integrante do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Coletiva – Universidade de Brasília (UnB), 2013. Foi Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) nos anos 2006/2007, atualmente é secretário executivo desse Conselho.
Condecorado com a Medalha Dower Cavalcante.
Gestão 1998 – 2001
Moacir de Sousa Soares
Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e formado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública (ESP-SP). Especialista em Administração Pública e Mestre em Saúde Pública, ambos pela UECE.
De 1995 a 2000 foi Secretário de Saúde dos municípios de Crateús e Tauá e presidente do COSEMS de 1998 a 2001, sendo representante titular da Região Nordeste no CONASEMS, nesse período. Professor convidado para cursos de pós-graduação de Saúde Pública na UECE e na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) entre 1999 e 2004. Foi Secretário de Turismo de Fortaleza em 2011/2012, membro do Conselho Municipal de Cultura da Cidade no mesmo período. Atualmente é Secretário de Saúde de Caucaia.
Gestão 1997 – 1998
Francisco Marcelo Sobreira
Marcelo Sobreira nasceu em 14 de Abril de 1953, no Distrito de José de Alencar, município de Iguatu/CE. Em 1979 concluiu o curso de Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e já no ano de 1981 cursou pós-graduação em Analista Bioquímico. Em sua vida profissional, conseguiu vários títulos, dentre eles, o de “Especialista em Análises Clínicas”, especialidade na qual trabalhou entre os anos de 1982 a 1997.
Engajou-se na vida pública pela paixão de servir aos mais carentes e pelos desafios que se apresentaram em sua caminhada. Sua experiência com gestão em saúde pública vem desde os tempos em que foi presidente da Cruz Vermelha. Em 2002 foi agraciado com o Diploma do Mérito Farmacêutico e entre os anos de 2005 e 2006, recebeu o Diploma de sócio Efetivo da Academia Cearense de Farmácia, como Titular da Cadeira Nº 13. Marcelo também foi Secretário de Saúde de Iguatu e de Quixelô e, em 1997, foi eleito Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE).
A convite do Dr. Cid Ferreira Gomes, foi convocado a assumir o cargo de Secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, como também ocupou interinamente a titularidade da pasta. Atualmente, é o secretário de saúde do município de Iguatu.
Gestão 1995 – 1997
Mariano Araújo Freitas
Mariano Araújo Freitas nasceu em Tauá, em 1945. Mudou-se para Fortaleza com 14 anos para cursar o científico no Colégio São João, dirigido pelo Professor Odilon Braveza. Em 1964, passou no vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante o curso assumiu a presidência do Diretório Acadêmico XII de maio, em plena ditadura política e militar, tempo em que exerceu sua militância estudantil. Formou-se em maio/ junho de 1970.
Durante 37 anos foi chefe de plantão de Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) trabalhou vinte anos na Clínica Obstétrica e foi um dos incentivadores que trabalharam pela criação da primeira UTI neonatal do Estado.
Transferiu-se para Fundação Nacional de Saúde quando o HGF foi estadualizado. Nesse período teve a oportunidade de fazer cursos em Epidemiologia e Gestão em Saúde Pública, assumindo a direção da Fundação em Limoeiro do Norte por quatro anos. Trabalhou como secretário de saúde em Fortim e como coordenador da Atenção Primária em vários municípios. Fundador da Central Única dos Trabalhadores, no início da década de 1980, ainda foi presidente do Partido Democrático Trabalhista por duas gestões. Presidente do Sindicato dos Médicos no período de duas gestões, de 1982 a 1988.
Em 1995, elegeu-se presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, tendo como bandeira principal a participação do poder estadual no financiamento do SUS. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde de Maranguape como assessor especial de Planejamento de Saúde do Município.
Gestão 1992 – 1995
Luís Odorico Monteiro de Andrade
Nascido na cidade cearense de Arneiroz, Sertão dos Inhamuns, é médico e político, exerce atualmente o cargo de Deputado Federal pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS, eleito para o mandato 2015 – 2018.. Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal – Canadá. É também Pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da FIOCRUZ.
Foi Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (2011-2014). Secretário Municipal de Saúde de Icapuí-CE (1989-1992), Secretário Municipal de Saúde de Quixadá-CE (1993-1996), Secretário Municipal de Saúde de Sobral-CE (1997-2004), Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (2003-2005), Secretário Municipal de Saúde de Fortaleza (2005-2008). Diretor-Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC (2010-2011). Em 2009 recebeu o Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS.
Em 2010 recebeu pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Medalha da Ordem do Mérito do Médico na qualidade de Comendador. Como fruto do seu Pós-Doutorado e em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), das Universidades de Montreal e de Ottawa no Canadá e da Universidade de Grenoble na França, coordena o Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde (LARIISA) que vem desenvolvendo um aplicativo na área da saúde para o Cinturão Digital do Ceará.Homenageado com a Medalha Dower Cavalcante, 2011.
Gestão 1991 – 1992
Marcos Queiroz Ferreira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980). Atualmente é médico do Unimed Urgente e Unimed Lar – UNIMED de Fortaleza Cooperativa de Trabalho Médico. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em URGÊNCIA/EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR, HOME CARE e CUIDADOS PALIATIVOS. MÁGICO com registro : Nº 21276/SRTE/CE – Registrado como ARTISTA, na função de MÁGICO na Superintendência Regional do Estado do Ceará do Ministério do Trabalho e Emprego; filiado ao Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará-NUAMAC; à Federación Latinoamericana de Sociedades Mágicas-FLASOMA e à Fédération Internationale des Sociétés Magiques. Graduando do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, cursando o 8º semestre.
Gestão 1989 – 1991
Antônio Carlile Holanda Lavor
Nasceu em Jucás. Médico, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem formação em Microbiologia. Trabalhou no Instituto de Medicina Preventiva do Ceará (IMEP-UFC), dirigiu o laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas e o laboratório do Hospital de Maracanaú.
Foi professor da Universidade de Brasília de 1969 a 1978. Lá construiu as bases do sanitarismo comunitário e iniciou as pesquisas, ainda na década de 70, para a construção do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), uma das marcas de sua gestão como secretário de Saúde do Estado, de março de 1987 a abril de 1988.
Ajudou a criar o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce), presidindo-o desde sua criação, em 1989, até 1991. Quando prefeito de Jucás, presidiu a Associação dos Municípios do Ceará, dedicando-se especialmente à campanha de escolarização das crianças de 7 a 14 anos, contribuindo para criação do Fundef.
Premiado pelo Unicef, representou o Brasil no Encontro Internacional dos Prefeitos Amigos da Criança, realizado no México, em 1994. Na África, iniciou em 2007 a implantação do Programa Agentes Comunitários de Saúde em Luanda, Angola. Em 2014 ajudou o governo angolano a regulamentar o PACS. Foi também coordenador do escritório da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará entre os anos de 2008 e 2014.
Homenageado com a Medalha Dower Cavalcante, em 2009.