O 2º Encontro Você faz o COSEMS-CE reuniu em Fortaleza os secretários de saúde das ADS Caucaia, Maracanaú e Itapipoca, nesta sexta-feira (2). Mantendo os protocolos sanitários do decreto estadual vigente, o evento contou com a participação de toda a diretoria executiva e do presidente do Conasems, Wilames Freire, além dos assessores técnicos a apoiadores das regiões presentes.

Em sua fala, Wilames Freire destacou a emoção de retornar a um evento presencial do COSEMS-CE. Segundo o presidente do CONASEMS, para superar os desafios futuros será necessário maior colaboração e interação entre os entes que fazem o SUS. “O SUS é dinâmico, e todas as iniciativas são importantes. O SUS aqui no estado do Ceará é referência nacional devido ao fortalecimento das nossas regiões de saúde. Agora nós temos um novo formato, com 5 macrorregiões. Um formato interessante. A gente consegue, através dessa junção maior, esse objetivo de interagir um pouco mais com as macrorregiões”.

Sobre a realidade do período pandêmico, Wilames ressaltou os avanços do CONASEMS, juntamente com o apoio dos COSEMS. “Temos que ser pragmáticos. Temos que dar respostas concretas. Trabalhamos fortes na desconcentração financeira. Fizemos isso no orçamento de guerra de 40 bilhões de reais e conseguimos colocar bilhões dentro dos fundos municipais de saúde em 2020, e aí a gente teve uma forma para enfrentar a pandemia. Em 2021 não está fácil, não temos o orçamento de guerra do ano passado. Estamos trabalhando, já avançamos um pouco mais no debate em relação a recursos extras para a saúde. Manter a tranquilidade para trabalhar nossas demandas nacionalmente sem comprometer as demandas dos estados, afinal, o foco é único. Trabalhar com foco em defender a vida humana”, finalizou Wilames.

Com o objetivo de trazer os gestores municipais para o fortalecimento das atuações da entidade, a segunda edição manteve os temas propostos inicialmente para todos os encontros, como o Previne Brasil e Instrumentos de Gestão, mas também contou com atualizações aos gestores sobre o Programa Mais Médicos, com a participação da referência para o assunto no Ceará, Israel Oliveira.

 

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444