O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (25), o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Com a unidade, o Estado proporciona à população de todas as cinco Regiões de Saúde o acesso a hospitais regionais de alta complexidade. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha e de gestores dos municípios da região.  

O novo equipamento atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região, e é um marco para a descentralização da assistência em saúde de qualidade.

Os secretários de saúde Urânio Nogueira (Quixeré), Luciana de Almeida (Morada Nova), Ianny Dantas (Jaguaribe), Charles Campelo (Tabuleiro do Norte), Luiz Neto (Pereiro)
“O HRVJ é um grande sonho para mais de 550 mil pessoas que compõem a Região do Litoral Leste/Jaguaribe. Certamente irá minimizar as filas de espera, diminuir o tempo de atendimento proporcionando uma assistência de qualidade e oportuna. A angústia dos gestores também irá diminuir na medida que terão mais um estabelecimento com garantia de serviço de qualidade para a população adscrita. Importante ressaltar também que os indivíduos ficarão mais tranquilos, uma vez que sabem que existe um equipamento de saúde de qualidade para a assistência, quando for necessária".
Ianny Dantas
Secretária de saúde de Jaguaribe e Vice-presidente regional do COSEMS-CE

O HRVJ se integra à rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central. Localizado no Km 190 da rodovia BR-116, no município de Limoeiro do Norte, a nova estrutura ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Psiquiatria, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco acomodações de apoio, além de Centro de Imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

Mais serviços serão implementados em fases posteriores, considerando a complexidade na implantação de um hospital com o porte do HRVJ. Para isso, a Sesa segue um plano de abertura com tecnologia avançada e recursos humanos especializados, dividindo as etapas progressivas de atendimento médico hospitalar baseadas em critérios conforme a necessidade regional, a fim de garantir qualidade dos serviços oferecidos, otimização de custos, segurança e continuidade na assistência.

Alta complexidade

Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e oferecerá à região emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica. Terá, ainda, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal e UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

A estrutura hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas (Anestesiologia; Cardiologia – Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória; Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia – Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia – TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria – fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria – Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia).

Com informações da SESA.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Olá! Os certificados de participação no XIX Congresso do COSEMS-CE foram enviados aos e-mails informados no ato da inscrição. Por gentileza, verifique com atenção sua caixa de e-mail ou spam.

Mais informações contatar no e-mail: [email protected]