Teve início na manhã desta quinta-feira (23), o III Seminário de Atualização das Arboviroses do Nordeste, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

A mesa de abertura teve a participação dos anfitriões, a secretária da SMS Fortaleza, Ana Estela Leite; do coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Morais; do representante do Conass, Fernando Campos; do Diretor da Fiocruz-CE, Carlile Lavor, do vice-presidente do COSEMS-CE, Rilson Andrade, dentre outras autoridades.

Rilson Andrade também participou da Mesa “Políticas Públicas e Sustentabilidade de Financiamento para os Desafios e o Controle das Arboviroses no Brasil”. Na oportunidade, o gestor destacou o trabalho dos profissionais da saúde, destacando as categorias dos ACS e ACE como preponderantes para esse controle. Rilson também frisou a importância do repasse de recursos federais aos municípios, já que uma grande parte destes não possuem arrecadação suficiente para arcar com as ações necessárias em saúde pública.

O encontro acontece até amanhã (24) e promoverá intercâmbio de conhecimentos nas áreas de manejo clínico, diagnóstico e tratamento, vigilância e controle vetorial, pesquisas, inovações tecnológicas, comunicação, educação e mobilização. O seminário propõe, também, discutir alternativas que direcionem de maneira mais sustentável o controle da enfermidade, a recuperação dos pacientes e a integração da sociedade.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444