Na última quinta-feira (6), o Presidente Rilson Andrade, visitou as instalações do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) recepcionado pelo Presidente Sulivan Mota, que apresentou as ações e projetos visando uma aproximação institucional e futuras parcerias com os municípios.  

Instituição com reconhecido trabalho na atuação para recuperação de crianças em estado grave de desnutrição e assistência às famílias, o IPREDE tem expandido as atividades com uma ampla rede de serviços e tem aberto ainda mais o leque ofertando capacitação profissional aos municípios que tenham serviços ou atendimento especializado para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No início deste ano, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o Instituto deu início à implantação do Centro de Referência no Atendimento Multiprofissional de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros Transtornos do Desenvolvimento. A iniciativa integra o projeto Vincular, e já está proporcionando o atendimento especializado de mais de 2 mil crianças e a formação continuada de 12 mil professores da Rede Municipal. 

O projeto engloba 15 áreas de trabalho, entre elas a psicopedagogia, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia, educação física, psicomotricidade, psicologia e fonoaudiologia.

“Por meio da arte, cultura e esporte, gastronomia, fotografia, entre outras áreas do conhecimento, temos visto o avanço diário no desenvolvimento das crianças e me emociono todos os dias conversando com elas e os pais que as acompanham aqui”, comenta com entusiasmo Presidente Sullivan Mota.

Outros números do Instituto dão conta de 1.350 famílias assistenciadas em no ambulatório da sede por intermédio do SUS. “Um dos trabalhos mais bonitos que vi nos últimos anos nessa vivência do SUS. Conhecer mais a fundo o trabalho do IPREDE me tocou muito. Em cada sala que entramos, se percebe a doação dos profissionais, o cuidado com cada criança, ver tudo isso hoje me emocionou muito. É encantador! Quem ainda não conhece deve conhecer esse grande trabalho que o IPREDE está empreendendo.  Vamos estreitar essa relação para que mais gestores e profissionais possam se inspirar também”, exaltou o Presidente Rilson Andrade.

O IPREDE dedica-se a promover o desenvolvimento da primeira infância, fortalecendo também as mulheres e a inclusão social de famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Atualmente são ofertados 30 tipos de cursos para pais e mães, como corte e costura, zeladoria, gastronomia e outros.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]