A Fiocruz Ceará foi o palco para mais uma importante Reunião Ampliada, ocorrida nesta sexta-feira (4). Mais de 70 secretários compareceram para discussão dos temas de diferentes áreas em pauta durante todo o dia.

Para o presidente Rilson Andrade, estreitar as relações com a Fiocruz é de extrema importância, pois coloca os gestores no caminho da excelência em saúde. “Está no Polo Farmoquímico onde se encontra a Fiocruz é ver de perto a grandeza dessa instituição que tanto faz pela saúde do Brasil, e que agora temos o privilégio de ter uma unidade no nosso Ceará. Ficamos gratos por poder compartilhar dessa de toda essa bela estrutura”, comentou o presidente.

Com a presença de toda a diretoria executiva, o encontro teve um momento dedicado à anfitriã, a coordenadora da Fiocruz Ceará Carla Celedonio, que destacou os projetos da instituição em que os municípios são parceiros e beneficiários. 

Saúde do Idoso

O pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, apresentou a Plataforma Zelo – Saúde da Pessoa Idosa, recebido com entusiasmo pelos gestores presentes. Para o vice-presidente Reginaldo Alves a iniciativa traz inovação à gestão.” Acredito que essa plataforma é um exemplo de iniciativa à frente do tempo e eu gostaria muito de estreitar esse processo que eu acho inevitável, de trazer para a mão do usuário e da família o acompanhamento da condição de saúde do idoso”, falou Reginaldo.

Após a apresentação da plataforma, a secretária geral, Francimones Rolim e o Diretor de Gestão em Saúde, Luis Carlos conduziram a mesa que trouxe as experiências municipais premiadas no XXXVII Congresso do Conasems. Os municípios de Itaitinga, Pindoretama e Quixadá apresentaram estratégias exitosas para o aumento da cobertura vacinal. 

Violência e Saúde 

O Ministério Público do Ceará, através da promotora Karine Leopércio, trouxe um tema complexo em que a saúde está inserida: Pontos de atendimento às vítimas de violência nos Equipamentos de Saúde. Também participaram do evento profissionais integrantes da Rede Ponto de Luz, que provocaram um debate reflexivo suscitando a necessidade de uma agenda conjunta que envolva as diversas instâncias ligadas ao tema. 

Para a secretária de articulação do COSEMS-CE, Islayne Ramos, a pandemia forçou um estreitamento maior dos gestores junto ao Ministério Público e que esta temática também tem o olhar atento e sensível dos gestores, mas precisam de esforço maior de outros setores. “Nós estamos abertos para o debate, vamos montar uma comissão, criar fluxos e agendas, vamos fazer com uma política estadual seja publicada e realmente executada. Todos nós sabemos e sofremos com a dura realidade da violência, mas muitas vezes não temos o apoio devido da Secretaria de Segurança Pública, que é coordenada também pelo Estado”, salientou a secretária. 

Vigilância em Saúde 

O encontro ainda contou com o turno da tarde dedicado ao tema da Vigilância, com o secretário executivo da pasta no Estado, Antônio Lima Neto (Tanta), e responsáveis por algumas das coordenadorias ligadas à área. Para o presidente Rilson Andrade o momento marca uma posição do COSEMS-CE já que “o tema da Vigilância é muito caro à saúde nos municípios, crucial a todos nós. Muitas vezes precisamos tomar essas iniciativas de chamar a SESA para o debate, pois a informação não chega até os gestores. Acreditamos que estreitar os diálogos é o melhor caminho”, pontuou.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]