Com o tema ” O SUS que falta no Brasil”, o XXXVII Congresso do Conasems vai fazendo história, escrita pelas mãos dos mais de 10 mil profissionais presentes e outras centenas de pessoas envolvidas na organização do maior evento de saúde pública do mundo. A delegação cearense marcou presença com mais de 80 secretários, além de outros assessores, apoiadores e técnicos municipais somando cerca de 150 profissionais presentes.

A abertura oficial ocorrida na noite desta segunda-feira (17) reservou momentos de homenagens, despedida e posse da nova diretoria. A solenidade contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador do Estado de Goiás Ronaldo Caiado; representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; presidente do Conass, Fábio Baccheretti; do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; presidente do COSEMS-CE, Rilson Andrade e o demais estados, entre outras diversas autoridades. 

Como último ato, o ex-presidente cearense Wilames Freire ressaltou as conquistas da entidade nos últimos 4 anos sob sua gestão. Com destaque para as ações articuladas de enfrentamento à pandemia, o ex-presidente enumerou os programas aos quais tem possibilitado mais capacitação e qualidade de gestão nos municípios, ressaltando os Programas ImunizaSUS e a parceria com o Ministério da Saúde, no Programa Saúde com Agente. A solenidade ainda rendeu homenagens aos agentes de saúde e de agentes de combate às endemias envolvidos na iniciativa. 

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também ressaltou a parceria com o Conasems na capacitação de mais de 4.000 ACS e ACE, anunciando a continuidade do programa. No seu pronunciamento a titular da pasta destacou as ações para expansão do acesso à Atenção Primária, para recuperação das altas coberturas vacinais e para o aprimoramento do ConecteSus. 

 

Posse da nova Diretoria

Outro momento importante da noite foi a posse da nova diretoria do Conasems. O presidente recém empossado, Hisham Hamida, corroborou com os discursos anteriores. “Para além da formação e de uma Atenção Básica fortalecida, não dá para deixar de reconhecer a importância da Saúde digital. Não dá pra tratarmos serviço público como algo que deve ser retrógrado”.

Seguindo a rota do protagonismo cearense na saúde pública nacional, a secretária da saúde de Baturité e ex-presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade compõe a diretoria eleita como vice-presidente da entidade nacional. “Irei junto com o Hisham e o Nilo conduzir uma agenda permanente junto ao Ministério da Saúde em defesa do SUS e em defesa de todos os municípios do país, buscando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde para todos os brasileiros”, asseverou a gestora cearense.

O atual presidente do COSEMS-CE, Rilson Andrade, comemorou mais uma conquista para o estado. “Isso reforça todo o trabalho desenvolvido pelos 184 municípios do Ceará. Wilames sai deixando um grande legado para o Conasems e a nossa querida Sayonara entra como vice para continuar esse trabalho de fortalecimento da saúde pública nacional, junto com nosso presidente Hisham [Hamida]. O COSEMS-CE deseja sorte a todos e estará no apoio sempre que for necessário”, finalizou.

Municípios cearenses premiados 

A 37ª edição do Congresso do Conasems reservou momentos de emoção e reconhecimento aos profissionais que fazem o SUS acontecer na ponta, nas premiações da Mostra Brasil aqui tem SUS, com mais de 500 experiências selecionadas e na Oficina do ImunizaSUS, na apresentação de 423 trabalhos que deixam um legado para o SUS de que o município é peça fundamental nas estratégias de aumento de cobertura vacinal em todo o país. 

Na Mostra, o destaque cearense foi o município de Itaitinga que levou o prêmio na categoria Webdoc por estado e terá um documentário gravado in loco sobre a experiência “Carro da Vacina”. Já na seletiva do ImunizaSUS, o município de Quixadá levou o prêmio Tablet doado pela Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o município de Pindoretama foi premiado com uma Matéria Jornalística do  CONASEMS sobre as melhores experiências de cada Estado.

Fala Gestor

“Nós tivemos a grata surpresa de ter nosso município premiado como melhor trabalho na categoria Webdoc por estado e espero que fomente e motive outros municípios a escreverem suas experiências, pois isso isso é muito importante. Eu vi nesse congresso a força da academia, a pujança, a vibração, a garra de muitos profissionais que venceram as premiações e tiveram o reconhecimento do seu esforço. Fiquei muito emocionado mesmo vivendo essa que foi uma das páginas mais bonitas do SUS, tanto na Mostra Brasil aqui tem SUS, como nas premiações do ImunizaSUS. Esses momentos mostram que temos muitos profissionais abnegados e que usam de tudo para atingir os objetivos e para ousar pela saúde pública do Brasil.
Ângelo Nóbrega
SMS Itaitinga

REDE COLABORATIVA

Durante os quatros dias de atividades, os apoiadores da Rede Colaborativa de todo o país participaram ativamente da programação. Distribuídos entre o Espaço de Apoio ao Gestor, avaliadores de mesas temáticas, na relatoria dos seminários satélites e na Oficina da Rede, os apoiadores cearenses foram responsáveis por contribuir com secretários e técnicos de todos as regiões do país, fortalecendo o intercâmbio cultural e de conhecimento, com base em realidades distintas.

Ainda no último dia de atividades, o grupo executivo da Rede promoveu um debate com todos, para que o encontro nacional buscasse novas diretrizes de atuação, com base em relatos obtidos nos dias anteriores de congresso.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]