O segundo dia de atividades do Seminário APS: Integrando Responsabilidades Tripartite teve início com um dos painéis mais aguardados na programação. A mesa solene recebeu representantes do Ministério da Saúde, Conass, Secretaria da Saúde do Estado e Conasems, além de representantes do COSEMS Ceará.

Veja as fotos do evento na nossa página facebook.com/cosemsce

O secretário da saúde do Ceará, Marcos Gadelha, destacou a importância de cada ator no processo político de construção do SUS. “Uma das coisas que queria deixar de legado, não meu, mas nosso, nessa construção conjunta, é fazer algo que seja pelo menos o início de um processo importante de fortalecimento da Atenção Primária”. Para o secretário, a qualificação da força de trabalho deve ser o primeiro passo como parte de uma política estruturante.

Da perspectiva de secretário municipal de saúde e presidente do Conasems, Wilames Freire destacou a importância do trabalho que o estado do Ceará vem desempenhando no sentido de manter o fortalecimento das regiões de saúde, promovendo a descentralização dos serviços. Wilames também enfatizou a previsão de um orçamento de 2 bilhões para a Atenção Primária, em nível nacional, sem deixar de lembrar aos gestores o imenso desafio que está por vir com as demandas represadas, como procedimentos oncológicos, exames preventivos, diagnóstico por imagens e outros, por consequência da pandemia.

Diante dessa realidade, o secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, destacou o desempenho do estado no Programa Previne Brasil, em especial no indicador da captação ponderada. Para o secretário, as oficinas de capacitação do MS, que já estão sendo realizados em todo o país, têm motivado o trabalho da pasta e reforçado a necessidade de se construir as políticas ouvindo os municípios.

Imunização no Ceará

O segundo momento da manhã trouxe o Painel Cenário da Imunização no Ceará, que contou com a participação de Kelvia Borges, Orientadora da Célula de Imunização, e dos secretários e vice presidentes COSEMS, Rogério Mendonça, da região Norte, e Islayne Ramos, da região Sertão Central, além do secretário de articulação da entidade, Reginaldo Alves. O Painel contou com um vídeo enviado pelo governador Camilo Santana, chamando os gestores para um grande esforço conjunto na Campanha de Multivacinação iniciada na sexta-feira (1).

No turno da tarde, o Vice-presidente do COSEMS-CE, Rilson Andrade, iniciou o último painel do evento, que teve a temática Indicadores de Desempenho e Registro de Informações. O secretário apresentou o Cenário no Ceará, e em seguida o assessor técnico do Conasems, Diogo Demarchi, e o coordenador da coordenação Gestão da Informação APS (CGIAP), Michael Luiz, debateram com os secretários sobre os processos de trabalho para o alcance de indicadores e o registro de informações. O painel foi mediado pela vice presidente COSEMS na região Litoral Leste, Ianny Dantas.

O Seminário APS encerrou alcançando o objetivo de fornecer capacitação para profissionais da saúde sobre as temáticas de interesse aos municípios e, de forma presencial, estabelecer contatos e parcerias entre gestores e técnicos de diferentes instâncias e órgãos nacionais. O evento ocorreu de forma híbrida, recebendo na transmissão ao vivo no canal do COSEMS-CE no Youtube, mais de 2.500 visualizações durante os dois dias de evento.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444