A fase 1 vacinará trabalhadores da saúde, idosos residentes em instituições, pessoas portadores de deficiências em residências inclusivas e indígenas

As primeiras doses da vacina Sinovac/Coronavac foram entregues nesta terça-feira (19) a todos os municípios cearenses. Após a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (18), uma operação coordenada pelo Governo do Estado, iniciou a entrega imediata nas Superintendências Regionais de Saúde, onde os municípios puderam buscar seus quantitativos.

As primeiras remessas são destinadas aos trabalhadores da saúde que atendem em unidades que prestam assistência direta a pacientes com covid-19, idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas portadoras de deficiência moradoras de residências inclusivas, população indígena.

O início da vacinação contra a Covid-19 traz alento e esperança, mas também um enorme desafio aos gestores municipais da saúde e todos dos trabalhadores do SUS, que terão que lhe dar com a quantidade ainda pequena de doses e ansiedade dos munícipes.

Para o vice-presidente do COSEMS/CE, Rilson Andrade esse é um momento marcante para todos os gestores do SUS. “Até ontem estávamos todos atônitos, alguns até meio que desesperados por sabermos que as doses seriam insuficientes para sequer iniciarmos essa vacinação da maneira como gostaríamos. Mas somos guerreiros, e ao invés de apenas lamentarmos, arregaçamos as mangas e já fomos à luta, cada um dentro da sua realidade local, mas todos seguindo as mesmas orientações repassadas pela SESA. Esse é apenas o primeiro de muitos dias difíceis que ainda virão, mas tenho a certeza que juntos venceremos mais esse desafio.”

“Nossa primeira quiteriense vacinada foi uma técnica de enfermagem, que vacinará toda a população adscrita do Centro de Saúde Otaviano Lobo. Esperamos que o mais breve possível cheguem as próximas doses, pois nossa população está bem ansiosa. O sentimento é de gratidão e muita responsabilidade em saber que os profissionais da saúde tem um grande papel pela frente”
Adeilton Mendonça
SMS Santa Quitéria
Recebemos as primeiras 149 doses, o equivalente a 34% para cobertura da imunização dos nossos profissionais de saúde. De início ficamos um pouco desapontados pela quantidade recebida, contudo seguimos esperançosos, iremos fazer o nosso melhor sempre. Nossa primeira profissional de saúde vacinada trabalha na UPA, técnica de enfermagem que está desde o início no pelotão de frente, no enfrentamento ao Coronavírus.”
Nerilene Nery
SMS Pentecoste

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444