A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, está realizando o ENANI – Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, uma pesquisa domiciliar para avaliar as práticas de aleitamento materno e alimentação infantil, além de medir o peso e a altura de crianças menores de 5 anos, em 123 municípios brasileiros. O objetivo da pesquisa é atender cerca de 15 mil crianças e conhecer a situação atual dos problemas nutricionais no Brasil.

No Ceará, o estudo inicia no mês de agosto e seguirá até outubro. Os municípios sorteados para participar do estudo e a quantidade de entrevistas que serão realizadas em cada um deles são: Fortaleza (270 entrevistas), Caucaia (50 entrevistas) e Maracanaú (50 entrevistas). Uma equipe de oito pesquisadores irá aos domicílios sorteados para realizar as entrevistas, pesar e medir crianças e mães, e realizar a coleta de sangue infantil.

Os participantes receberão os resultados dos exames, por correio ou por e-mail, cerca de 20 dias após a entrevista. Caso sejam detectadas alterações nesses resultados, eles também receberão encaminhamento para uma unidade de saúde do município.

Os detalhes de metodologia da pesquisa, municípios participantes, além da identidade e fotografia dos entrevistadores podem ser visualizados por meio do site do ENANI (clique aqui). A participação dos indivíduos no estudo é voluntária e suas identidades serão preservadas.

Mais informações no telefone: 0800 808 0990

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Olá! Os certificados de participação no XIX Congresso do COSEMS-CE foram enviados aos e-mails informados no ato da inscrição. Por gentileza, verifique com atenção sua caixa de e-mail ou spam.

Mais informações contatar no e-mail: ascom.cosemsce@gmail.com