Municípios Cearenses Participam de Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, está realizando o ENANI – Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, uma pesquisa domiciliar para avaliar as práticas de aleitamento materno e alimentação infantil, além de medir o peso e a altura de crianças menores de 5 anos, em 123 municípios brasileiros. O objetivo da pesquisa é atender cerca de 15 mil crianças e conhecer a situação atual dos problemas nutricionais no Brasil.
No Ceará, o estudo inicia no mês de agosto e seguirá até outubro. Os municípios sorteados para participar do estudo e a quantidade de entrevistas que serão realizadas em cada um deles são: Fortaleza (270 entrevistas), Caucaia (50 entrevistas) e Maracanaú (50 entrevistas). Uma equipe de oito pesquisadores irá aos domicílios sorteados para realizar as entrevistas, pesar e medir crianças e mães, e realizar a coleta de sangue infantil.
Os participantes receberão os resultados dos exames, por correio ou por e-mail, cerca de 20 dias após a entrevista. Caso sejam detectadas alterações nesses resultados, eles também receberão encaminhamento para uma unidade de saúde do município.
Os detalhes de metodologia da pesquisa, municípios participantes, além da identidade e fotografia dos entrevistadores podem ser visualizados por meio do site do ENANI (clique aqui). A participação dos indivíduos no estudo é voluntária e suas identidades serão preservadas.