Programa “Todos pela Saúde” é uma parceria entre Banco Itaú S/A, Conasems e Conass, e beneficiará todos os 184 municípios do estado
Os municípios cearenses já começaram a receber os Oxímetros de Pulso doados pelo programa “Todos pela Saúde”, uma iniciativa que nasceu da parceria entre Conasems e Conass com o Banco Itaú S/A para auxiliar no combate à Covid-19. O programa realizará a doação de 104.581 dispositivos para municípios de todos os estados brasileiros.
Dessa quantia, 5.650 aparelhos irão contemplar o Estado do Ceará. São oxímetros que beneficiarão Equipes de Saúde da Família e Equipes da Atenção Primária, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Equipes Ampliadas de Apoio a Saúde da Família (NASF), entre outras unidades.
Os oxímetros estão disponíveis para retirada no almoxarifado da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, e também serão distribuídos pelas Superintendências de Saúde das Áreas Descentralizadas, com o controle e supervisão do COSEMS. Todos os 184 municípios receberão o mínimo de 2 oxímetros por Unidades de Saúde.
A presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, destaca a importância do programa “Todos pela Saúde” em um momento decisivo na saúde pública e de crise mundial. “Em tempos de pandemia de covid-19, essa doação é muito importante para os municípios, pois permite qualificar ainda mais o monitoramento dos pacientes. Temos que agradecer ao Conasems, ao Conass, e ao Banco Itaú S/A pela ação”, afirma a presidente.
OXÍMETRO DE PULSO
O Oxímetro de Pulso mede a saturação de oxigênio ou os níveis de oxigênio no sangue. É um pequeno dispositivo que se liga a uma parte do corpo, como dedos ou o lóbulo da orelha, e avalia o transporte do oxigênio para extremidades mais distantes do coração, como pernas e braços.
Essas informações podem indicar a necessidade do paciente de obter oxigênio extra, e no contexto da pandemia de Covid-19, ajuda a detectar a doença em quem ainda não apresenta sintomas severos.
Confira abaixo a galeria de fotos da entrega dos oxímetros.