O Prêmio Band Cidades Excelentes, premiação que celebra as boas práticas de gestão pública, com base no ranking Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), realizou a premiação da edição especial 2024 – Evolução, nesta segunda-feira (17). No Ceará, 40 municípios foram escolhidos para a disputa estadual. 

Nesta edição, foram considerados seis novos indicadores no pilar Saúde e Bem-estar, como desnutrição infantil e mortalidade a cada mil habitantes. Dividida em três categorias, os municípios premiados na Saúde, considerando os resultados dos anos de 2021 a 2024, foram: 

Alcântaras (até 30 mil habitantes)
Prefeito: Joaquim Freire Carvalho
Secretária da Saúde: Ana Priscila Alcântara Carmo Mendes

Pentecoste (entre 30 mil e 100 mil habitantes);
Prefeito: João Bosco Tabosa
Secretária da Saúde: Nerilene Nery

Itapipoca (acima de 100 mil habitantes);
Prefeito Felipe Souza Pinheiro
Georgina Freire Machado


Indicadores alcançados

No pilar Saúde e Bem-estar, foram considerados os já mencionados e outros 11 indicadores, tais como Cobertura da Atenção Primária; Leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; Indicador Sintético Final do Previne Brasil, entre outros.

O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) é uma ferramenta de inteligência artificial que consolida 73 indicadores a partir de fontes públicas. Desenvolvida pelo Instituto Aquila, ela está distribuída em seis pilares: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na etapa estadual, as cidades são divididas em três categorias: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. As vencedoras estaduais disputam a etapa nacional, em julho, que também premia municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes, além das melhores capitais. A iniciativa é da Band em parceria com o Instituto Áquila e, em âmbito estadual, com a Associação de Municípios do Ceará.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna - E-mail: [email protected]