Municípios terão treinamento operacional no DigiSUS

Cascavel, Independência, Milagres, Senador Pompeu e Ererê serão os primeiros a receber a capacitação

O COSEMS/CE, em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará (SEMS/CE) e Secretaria da Saúde realizará nos dias 5, 7 e 8 de outubro o Treinamento Operacional da Ferramenta DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento para os municípios de Cascavel, Independência, Milagres, Senador Pompeu e Ererê.

A capacitação surge como resultado dos Webinários Discutindo o DigiSUS promovidos com iniciativa do COSEMS – por meio da Rede Colaborativa (Apoiadores) – no mês de setembro, em todas as regiões do estado. Os municípios foram elencados de acordo com a necessidade mais urgente de apoio no ambiente virtual.

Segundo a coordenadora da Rede Colaborativa, Virgínia Justa a agenda evidencia um trabalho que já vem sendo realizado de modo contínuo. “Durante os webinários nós elegemos esses municípios e outros foram através das escutas e do conhecimento dos apoiadores nas macrorregiões”. De acordo com a coordenadora, uma segunda proposta de capacitação deve ser apresentada conforme os resultados da primeira. “A partir de agora, a Rede Colaborativa irá imergir no DigiSUS, de modo que os municípios não tenham problemas de suspensão dos recursos do FPM em algum o momento de 2020 ou em 2021, quando começa uma nova gestão”, salientou Virgínia.

O treinamento será ministrado pela chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF/CE), Maria da paz e pelo servidor Luiz Marques. Em três módulos serão discutidos os instrumentos de gestão: Plano de Saúde, Programação Anual, Relatório de Gestão e RDQA.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444