No dia 23 de março de 2025, o XXII Congresso do COSEMS-CE iniciou a programação com seis oficinas simultâneas com os temas Judicialização na Saúde, Vigilância em Saúde, Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Sistema de Informação, Telessaúde, Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Os temas despertaram o interesse e a participação em massa dos congressistas, que lotaram as salas para debater os temas com representantes do Ministério da Saúde, Conasems, SESA-CE, SMS Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Iprede, afirmando o compromisso do COSEMS-CE com a oferta de temas que atendam aos mais variados perfis de congressistas.
Mesas temáticas
Ainda no dia 23 de março dois grandes temas foram debatidos em mesas que contaram com grande adesão do público no auditório Praia de Iracema. A primeira mesa da tarde “Política Nacional da Atenção Especializada”, contou com o respaldo do novo secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes/MS) Mozart Sales, além das participações do secretário da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva e Assessor Técnico do Conasems, Rodrigo Faleiro. A mesa teve a coordenação da vice-presidente do COSEMS-CE, Islayne Ramos.
Os debates deram luz principalmente ao papel do ente estadual na expansão dos Serviços de Atenção Especializada e aos entraves no acesso aos serviços especializados nos municípios, convergindo na necessidade da colaboração entre os entes federados.
“A Política Nacional da Atenção Primária em Saúde”, foi tema da segunda mesa do dia que contou com a participação do Diretor Substituto do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária SAPS/MS, José Eudes Barroso,do Secretário Executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da SESA, Lauro Perdigão e do presidente do CONASS e SES/MG, Fábio Baccheretti Vitor. A mesa teve a coordenação da presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano.
Clique aqui para acessar toda a galeria de fotos no site oficial do evento
O representante do Ministério da Saúde, destacou a importância histórica do estado do Ceará na construção da Atenção Primária à Saúde e aproveitou a oportunidade para frisar o investimento do governo federal na APS com o Novo PAC, na ordem de 7,4 bilhões de reais para ampliação e melhoria da assistência. Por outro lado, o representante da SESA, citou os desafios da APS, destacando a sustentabilidade do financiamento e ampliação da cobertura real, e a necessidade de intensificar a educação permanente, saúde bucal e a reestruturação do papel da APS nas redes de atenção e vigilância à saúde, resgatando seu papel no centro do debate da Saúde Pública.
Baccheretti, compartilhou a experiência no estado de Minas Gerais detalhando alguns números. De acordo com o secretário, 77% dos municípios tem 100% de cobertura da APS e a meta do estado é ter 100% até 2026. Hoje, estão em construção 249 UBS e 4605 estão sendo revitalizadas, com investimento de 900 milhões. O gestor também destacou o pioneirismo do estado na implantação da estratégia de Zero Morte Materna Infantil, adiantando em 4 anos a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a redução da mortalidade materna.
O XXII Congresso do COSEMS-CE que segue até o dia 25 de março, tem a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará, patrocínio Ouro da Nexamed e H2 Soluções em Saúde, patrocínio prata do Instituto Excelência, patrocínio bronze da Biogen e Multintegrada Tecnologia, apoio institucional do Ministério da Saúde, Conass e Conasems.