As seis edições que compreenderam a primeira temporada somaram mais de 2.000 visualizações no canal no Youtube do COSEMS-CE e abrangeu um público de mais de 9.000 pessoas até o momento

O COSEMS-CE encerrou, na última quinta-feira (20), a primeira temporada das Sessões Dialogadas. O programa, que semanalmente abraçou a atenção primária, dando luz aos questionamentos dos profissionais de saúde por meio da interação do público com os especialistas convidados, finalizou o seu primeiro ciclo movimentando a audiência e alcançando números contundentes.

As seis edições que compreenderam a primeira temporada somaram mais de 2.000 visualizações no canal no Youtube do COSEMS-CE e abrangeu um público de mais de 9.000 pessoas até o momento. Durante o período, o canal ganhou mais de trezentos novos inscritos.

O programa teve a participação de secretários de saúde e demais profissionais do SUS de outros estados brasileiros, como Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas, Tocantins, Pernambuco, comprovando a força e o alcance do COSEMS-CE no território nacional.

“As Sessões Dialogadas surgiram da necessidade de levar a informação sobre a operacionalização de ações que movem a gestão municipal da saúde, oportunamente, aos trabalhadores da saúde, de modo a colaborar com a melhoria dos resultados em seus diversos territórios, principalmente nesse momento de pandemia”, diz Ana Virgínia, Coordenadora da Rede Colaborativa do COSEMS-CE e uma das idealizadoras do projeto.

Rilson Andrade, Vice-Presidente do COSEMS CEARÁ, destacou a importância da iniciativa. “As Sessões Dialogadas é mais uma grande ação dessa instituição que se destaca em todo o país e principalmente em nosso estado, sempre trazendo apoio ao grupo de gestores do Ceará. Foram muitos convidados especiais do Conasems, do Conass, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, em palestras conduzidas de forma brilhante por nossa equipe de apoiadores do COSEMS-CE”, pontuou.

Diálogo para a construção de um SUS forte

A primeira temporada das Sessões Dialogadas implementou a característica marcante que traz em seu nome: o diálogo. Foram seis encontros onde os apoiadores do COSEMS-CE e os convidados especiais estabeleceram debates sobre diversos temas no âmbito da saúde, sempre partindo de perguntas dos profissionais do SUS, que eram enviadas antecipadamente ou que podiam ser feitas ao vivo, durante as lives, por meio do chat.

Nesses primeiros debates, foram abordados temas como: Campanha de vacinação contra Influenza, Atenção Primária e indicadores, Previne Brasil, DigiSUS, Vigilância Epidemiológica no enfrentamento à Covid-19, e a Lei Complementar 181.

O epidemiologista André Ribas, que participou da Sessão sobre Vigilância Epidemiológica, destacou o valor do diálogo para a construção das ações de saúde. “A iniciativa do COSEMS em debater temas emergentes em saúde pública é muito importante. Só com troca de experiências conseguimos construir algo sustentável e aplicável na prática”, ressaltou.

Carmem Osterno, mestre em saúde pública e enfermeira, participou do encontro sobre a Campanha de Vacinação contra Influenza, e apontou a força da fórmula do programa. “É muito interessante a participação dos municípios em tempo real. Isso enriquece a discussão. Foi gratificante participar e contribuir nesse momento extremamente importante onde percebemos os municípios sendo protagonistas nas ações”.

Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass, destacou o papel do COSEMS-CE nas ações de educação permanente em saúde com as equipes municipais. “É extremamente relevante o diálogo que o COSEMS faz com as equipes municipais e também a nível nacional. Agradeço a oportunidade de participar das Sessões, e agradeço aos profissionais da saúde que estão engajados nesse momento tão difícil que estamos atravessando, lutando bravamente nessa batalha” exaltou Maria José.

Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, também ressaltou a interação como ponto chave para o sucesso das Sessões Dialogadas, e citou a influência dessa iniciativa. “Achei muito bacana a forma de participação, porque as Lives, no sentido tradicional, podem ser pouco produtivas. E a forma como as Sessões Dialogadas foram realizadas, como um bate-papo onde existe interação com o público, é fantástica. No Conasems, na área de vigilância, temos tentado aprimorar e seguir esse modelo executado por vocês, onde se é possível interagir com quem está assistindo. Parabéns ao COSEMS-CE pela iniciativa”, finalizou Alessandro.

 

Futuro

Abordando novas temáticas, trazendo novos convidados e aprimorando a interação com secretários de saúde, coordenadores, técnicos, e demais profissionais que fazem o SUS, as Sessões Dialogadas voltarão em breve para uma segunda temporada.

Enquanto isso, você pode conferir os seis encontros iniciais por meio do canal do COSEMS CEARÁ. Aproveite e se inscreva para não perder as novidades.

https://www.youtube.com/channel/UC6vbqBnl189FYcEgkhi1Hig


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444