Na última quarta-feira (16), às 9h30, no Centro de Eventos do Ceará, ocorreu a premiação do Programa Cuidar Melhor, onde foram reconhecidos os trinta municípios cearenses com a melhor evolução nos indicadores de Esforço, fruto de uma cooperação entre Estado e municípios na implantação de políticas para superar problemáticas que ocasionam doenças e óbitos da população.

A solenidade contou com a participação do governador, Camilo Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, da presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Sayonara Cidade, do coordenador do Programa Cuidar Melhor, Caio Cavalcanti, além das comissões de secretários de saúde e prefeitos dos municípios premiados.

Ao todo, 12 milhões serão distribuídos, sendo 11 milhões reservados para os 30 municípios com os melhores índices de esforço, e 1 milhão que será dividido entre os 10 municípios premiados no concurso Município Inovador.

O secretário de Saúde de São Benedito, Luís Carlos, explica a importância do Programa Cuidar Melhor e as ações que motivaram o município a alcançar o primeiro lugar dentro da premiação. “O programa é de suma importância para São Benedito e todos os municípios do estado. Ele traz um significado importante, principalmente na melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, especificamente na redução da mortalidade infantil, redução de acidentes vasculares, redução na mortalidade em acidentes de trânsito”.

“No caso de São Benedito, alguns pontos nos trouxeram esse desempenho. Destaco a ampliação que realizamos no cuidado às gestantes, aumentando o número de consultas e exames, contratando pediatra, ampliando a capacidade das Unidades Básicas de Saúde. Com a premiação, pretendemos investir em ações para o ano, melhorando ainda mais o tratamento às gestantes, e em questões como cobertura vacinal, cuidado com hipertensos e diabéticos, e também fortalecendo a intersetorialidade entre as secretarias, outro ponto que nos fortaleceu na avaliação do Programa Cuidar Melhor”, finaliza Luís Carlos.

Concurso Município Inovador

Direcionado às inovações nas práticas em Saúde, o concurso “Município Inovador”, parte do programa Cuidar Melhor, contemplou dez experiências inovadoras no cuidado e promoção da saúde. O objetivo do concurso, além de dar visibilidade às equipes municipais, se baseia na fomentação de estratégias em saúde objetivando melhorar o enfrentamento aos problemas de saúde no Ceará.

Lacerda Filho, prefeito do município de Icapuí, primeiro lugar no concurso, destacou: “a importância desse incentivo é dar visibilidade às pessoas que estão na frente da gestão da saúde municipal. É reconhecer os profissionais da saúde, principalmente nesse período difícil de pandemia”.

Galeria de fotos no facebook do COSEMS-CE

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4912682375454186&type=3

 

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444