Secretarias de Saúde reorganizam serviços para conter Covid-19

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus ou Sars-Cov-2 tem deixado o mundo todo em alerta e obrigado a todos os governos unirem esforços para o controle da doença Covid-19. Desde o primeiro caso confirmado no Brasil, no dia 25 de fevereiro, em São Paulo, os profissionais da saúde e toda a sociedade brasileira tem sentido, em escala cada vez maior, o impacto sofrido pela saúde pública e demais setores.

Na esteira de experiências bem-sucedidas em outros países, o distanciamento social vem sendo a principal medida dos estados brasileiros, no sentido de atenuar os efeitos da doença na população e no Sistema Único de Saúde. As recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde tem freado o avanço da doença em território nacional e mudado a rotina dos serviços assistenciais.

Em meio a todo este cenário, enfrentando desafios de toda grandeza, como a escassez de Equipamentos de Proteção Individual e a espera por mais exames que possam detectar os enfermos, as secretarias municipais de saúde do Ceará se reinventam e se desdobram para realizar ações que protejam a população. 

Acompanhe a galeria de fotos enviadas pelos municípios em facebook/cosemsce. 

Fortaleza

A capital do estado apresenta o maior número de casos da Covid-19. Por essa razão, o município tem lançado medidas emergenciais como a construção de um Hospital de Campanha no Estádio Presidente Vargas, que poderá receber até 306 leitos para os casos mais graves. Outra medida emergencial, foi a antecipação da entrega do IJF2, tendo com o perfil assistencial pacientes da Covid-19.

Além disso, algumas rotinas sofrerão mudanças visando os grupos de risco: pacientes que fazem medicação de uso contínuo tiveram a ampliação do prazo de validade das receitas de 6 meses para 12; a dispensação de medicamentos feita para 30 dias passou para 60 (maiores de 60 anos); e os pacientes com idade acima de 80 anos estão recebendo a medicação em casa. Toda a rede de Média e Alta Complaxidade também estão sendo adequadas à nova realidade. 

Municípios em ação

Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, vários municípios das cinco regiões do Estado estão aplicando à risca as orientações passadas pelas entidades no combate e prevenção ao Covid-19.

Nas regiões, ações como mobilização de profissionais da saúde em bancos e em casas lotéricas, para uma conscientização da importância de manter uma distância entre uma pessoa e outra; o borrifamento de substâncias aquosas para a limpeza de espaços públicos, como também, a etiqueta pessoal.

  • Criamos nosso grupo técnico para tomadas de decisões e começamos a fazer pesquisas e tomar atitudes importantes em nosso município. A primeira atitude foi se reunir com a equipe da limpeza pública e realizarmos a lavagem com sabão e água sanitária do centro da cidade. A segunda atitude foi a distribuição de máscaras para a população, recrutando uma equipe de costureiras do município, conseguimos o material, modelamos no formato ideal e confeccionamos”.

    < Erro › WordPress