Durante toda esta semana a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o COSEMS-CE percorreram todas as regiões do Estado na realização das Reuniões Descentralizadas, com o objetivo de orientar os municípios, sobre Financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e novas estratégias para a demanda reprimida de cirurgias eletivas no Estado.
A Diretoria Executiva do COSEMS-CE esteve representada pela presidente Sayonara Cidade em Quixeramobim, em São Benedito, na companhia do Diretor de Gestão em Saúde, Luís Carlos, e no Crato, ao lado da secretária geral Zuila Maciel. No encontro em Fortaleza, o vice-presidente Rilson Andrade compôs a mesa com as demais autoridades.
O secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha e o presidente das Aprece, Júnior Castro, marcaram presença em todos os encontros evidenciando que a parceria entre SESA, prefeitos e secretários de saúde será fortalecida.
“A luta pelo financiamento dos HPPs vem de 20 anos. Esses hospitais mostraram sua força agora na pandemia salvando pessoas em todos os municípios e o Governador Camilo também sensível a essa causa tem discutido com o secretário de Estado sobre esse aporte financeiro para os HPPs, e concluiu também a Política Estadual Hospitalar trazendo um recurso importante para todos esse municípios”
Sayonara Cidade
“Acho que tivemos uma reunião muito produtiva, principalmente pela mudança de visão que o secretário Marcos Gadelha nos traz, mas ao mesmo tempo também expus uma crítica porque o recurso que hoje entra para nosso HPP é ínfimo, é o mesmo há quinze anos, um recurso que não paga um plantão de um médico e isso deve ser revisto porque o HPP é fundamental na linha da condução da saúde”
João de Castro
“Nós estamos muito felizes com essa aproximação e espero que a gente consiga fazer cada vez mais uma saúde de qualidade para os nossos cearenses.”
Sabrina Frota
“O sentimento que fica é de muita esperança, quando o secretário chama a todos para discussão de políticas importantes, fortalecendo a relação entre Estado e municípios. Eu, enquanto secretária de Guaramiranga, coloquei na reunião a questão do subfinanciamento do HPP. Nós somos um município de destino turístico, onde temos períodos em que a população triplica e essa angústia já vem de muito tempo.”
Silvana Soares
Em todos os eventos, prefeitos e secretários municipais tiveram a oportunidade de discutir alternativas para o fortalecimento da parceria com a Sesa e ações coordenadas para garantir bons resultados na área da Saúde, beneficiando toda a população cearense. Entre os temas apresentados, a proposta de uniformizar o repasse de valores dos HPPs e a realização de cirurgias eletivas de forma cada vez mais descentralizada por meio de um chamamento para hospitais filantrópicos que estejam habilitados a realizar esses procedimentos.
Com informações da Aprece