Durante toda esta semana a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o COSEMS-CE percorreram todas as regiões do Estado na realização das Reuniões Descentralizadas, com o objetivo de orientar os municípios, sobre Financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e novas estratégias para a demanda reprimida de cirurgias eletivas no Estado.

A Diretoria Executiva do COSEMS-CE esteve representada pela presidente Sayonara Cidade em Quixeramobim, em São Benedito, na companhia do Diretor de Gestão em Saúde, Luís Carlos, e no Crato, ao lado da secretária geral Zuila Maciel. No encontro em Fortaleza, o vice-presidente Rilson Andrade compôs a mesa com as demais autoridades.

O secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha e o presidente das Aprece, Júnior Castro, marcaram presença em todos os encontros evidenciando que a parceria entre SESA, prefeitos e secretários de saúde será fortalecida.

Para ver mais fotos clique aqui

“A luta pelo financiamento dos HPPs vem de 20 anos. Esses hospitais mostraram sua força agora na pandemia salvando pessoas em todos os municípios e o Governador Camilo também sensível a essa causa tem discutido com o secretário de Estado sobre esse aporte financeiro para os HPPs, e concluiu também a Política Estadual Hospitalar trazendo um recurso importante para todos esse municípios”

Sayonara Cidade

Presidente do COSEMS

“Acho que tivemos uma reunião muito produtiva, principalmente pela mudança de visão que o secretário Marcos Gadelha nos traz, mas ao mesmo tempo também expus uma crítica porque o recurso que hoje entra para nosso HPP é ínfimo, é o mesmo há quinze anos, um recurso que não paga um plantão de um médico e isso deve ser revisto porque o HPP é fundamental na linha da condução da saúde”

João de Castro

SMS Uruburetama e vice-presidente Região Fortaleza do COSEMS

“Nós estamos muito felizes com essa aproximação e espero que a gente consiga fazer cada vez mais uma saúde de qualidade para os nossos cearenses.”

Sabrina Frota

SMS Mucambo

“O sentimento que fica é de muita esperança, quando o secretário chama a todos para discussão de políticas importantes, fortalecendo a relação entre Estado e municípios. Eu, enquanto secretária de Guaramiranga, coloquei na reunião a questão do subfinanciamento do HPP. Nós somos um município de destino turístico, onde temos períodos em que a população triplica e essa angústia já vem de muito tempo.”

Silvana Soares

SMS Guaramiranga

Em todos os eventos, prefeitos e secretários municipais tiveram a oportunidade de discutir alternativas para o fortalecimento da parceria com a Sesa e ações coordenadas para garantir bons resultados na área da Saúde, beneficiando toda a população cearense. Entre os temas apresentados, a proposta de uniformizar o repasse de valores dos HPPs e a realização de cirurgias eletivas de forma cada vez mais descentralizada por meio de um chamamento para hospitais filantrópicos que estejam habilitados a realizar esses procedimentos.

 

Com informações da Aprece


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Olá! Os certificados de participação no XIX Congresso do COSEMS-CE foram enviados aos e-mails informados no ato da inscrição. Por gentileza, verifique com atenção sua caixa de e-mail ou spam.

Mais informações contatar no e-mail: ascom.cosemsce@gmail.com