O acesso à saúde no Brasil é especialmente desafiador para populações rurais. Na legislação, o país conta com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas desde 2011, no SUS. Na prática, no entanto, ainda há muito trabalho a fazer para que o SUS, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) não apenas chegue efetivamente a esses povos, mas consiga atuar compreendendo os fatores sociais e ambientais que se relacionam diretamente com sua saúde.

É nessa perspectiva que pesquisadores da Fiocruz Ceará deram vida à iniciativa SERPOVOS – Saúde, Cuidado e Ecologia de Saberes. Uma pesquisa-ação para conhecer, sistematizar e difundir experiências inovadoras de cuidado à saúde que estão sendo desenvolvidas nos territórios. Com esse intuito, a iniciativa congrega comunidades, entidades, movimentos populares, trabalhadores do SUS e pesquisadores de diversas instituições.

Nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, em transmissão ao vivo pelo Youtube às 19h, a articulação lançará o site SERPOVOS – ceara.fiocruz.br/serpovos. Além de reunir conteúdos de referência sobre saúde das populações rurais, será por meio do site que comunidades, organizações e trabalhadores da ESF poderão cadastrar as experiências que desenvolvem. O grupo de pesquisa vai analisar cada uma delas e identificar aspectos de inovação na garantia do acesso à saúde aos povos do campo, floresta e águas no Ceará. O objetivo central é aprender com as experiências e fazer com que elas sejam conhecidas pelo SUS e pela sociedade.

Vanira Matos Pessoa, coordenadora geral da pesquisa-ação e pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Ceará, defende que a iniciativa contribuirá para destacar ações de referência na Atenção Básica à Saúde e fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral desses povos: “A perspectiva é construir um plano coletivo com os sujeitos dessas experiências para disponibilizar aos gestores públicos e influenciar na política”.

Os temas que mobilizam a pesquisa-ação serão debatidos durante a live de lançamento do site, que contará com representantes da articulação e convidados.

As ações do SERPOVOS fazem parte do projeto Estratégia Saúde da Família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil, coordenado pela Fiocruz Ceará. Junto com 19 projetos, o SERPOVOS compõe a Rede PMA APS – Atenção Primária à Saúde, dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, da Fundação Oswaldo Cruz. Além da Rede PMA, a iniciativa tem apoio do IdeiaSUS e do Inova Fiocruz.

Serviço:

Lançamento do site SERPOVOS: ceara.fiocruz.br/serpovos

Dia 26 de agosto de 2021, às 19h. Transmissão pelo canal SERPOVOS no Youtube: http://encurtador.com.br/dlqxA

Contato: Raquel Dantas – (85) 99936.5373 

Via Assessoria de Comunicação Fiocruz-Ce


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444