X Ciclos Temáticos encerra agenda de eventos 2018

Nona oficina sobre Sistemas de Informações e a Revisão da PGASS/PAMAC foram os destaques da décima edição do Projeto

O COSEMS/CE encerrou a agenda de eventos de 2018 com a realização do X Ciclos Temáticos, nos últimos dias 13 e 14 de dezembro, no auditório do Clube do Banco do Brasil (AABB), em Fortaleza. A programação contou com a nona Oficina sobre Sistemas de Informações SIA/SIH/CNES/CMD, além da Reunião Ampliada de Secretários, contabilizando cerca de 100 participantes em cada dia de evento. A diretoria executiva esteve representada pelos cinco membros e a Rede Colaborativa pela coordenação e 9 apoiadores.

A nona Oficina sobre Sistemas de Informações, sob a tutoria do assessor de tecnologia da Região do Cariri, Elton Claberton, repetiu o sucesso das outras edições descentralizadas em outros 8 municípios, atingindo o objetivo da entidade de finalizar o ano tendo percorrido todas as macrorregiões do estado.

Veja aqui a galeria de fotos do evento

PGASS/PAMAC

No segundo dia, foi realizada a última reunião ampliada do ano. A programação especial contou com o Lançamento da 44ª Revista Sustentação, Apresentação do Guia de Gestão da Atenção Primária, Entrega simbólica de certificados aos municípios no Mapa do Outubro Rosa e Apresentação da Plataforma GISSA -Solução de Governança Inteligente para Sistemas de Saúde.

O tema central da reunião foi a Revisão da PPI com vistas à adequação para implantação da PGASS/PAMAC. Na ocasião, o coordeandor da COPAS-SESA, Ivan Mendes, e o representante da CORAC-SESA, Francisco Alexandre, abordaram o que vem sendo realizado pelo estado e os municípios puderam colocar vários questionamentos. Ficou estabelecido o prazo de 2 de maio de 2019 para apresentação da PGASS/PAMAC revisada, conforme termo de audiência da juíza federal, Cintia Brunetta, repondendo pela 6ª vara. “É importante historiar à juíza o que está sendo feito”, comentou o presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, se reportando aos representantes do estado. “Se a gente deixar para falar só em maio, dá a impressão que a gente não está cumprindo a nossa parte”.

A secretária de saúde adjunta de Fortaleza, Ana Estela, esteve no encontro e esclareceu o posicionamento do município. “Essa questão com a Dra. Cíntia, começou a partir de uma demanda de filas de ortopedia e Fortaleza vem participando dessas reuniões sozinha a muito tempo e nós temos as mesmas dificuldades que vocês [municípios] tem de financiamento numa escala muito maior. Quero só dizer que nós estamos sensíveis para construir com todos vocês uma solução para isso”. O coordenador da COPAS, Ivan Mendes, requisitou aos membros do grupo condutor que tomassem nota das questões levantas para discussão nos próximos encontros.

Reunião na Aprece

Na próxima quarta-feira (19), às 8h30, será realizada uma reunião na APRECE para discussão da pauta, com a participação de prefeitos. O presidente do COSEMS/CE, ratificou a importância estratégica do encontro e convocou todos os secretários. No mesmo dia ocorrerá uma nova audiência com a juíza da sexta vara, na qual contará com a representação e acompanhamento da entidade.

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: ascom@cosemsce.org.br


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444