O evento trouxe palestrantes do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Ceará, Conasems e Conass para um olhar tripartite acerca da Regionalização

 

Com o tema “Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção”, o XX Congresso do COSEMS-CE ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de abril, atraindo um público de mais de 500 participantes, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, entrando para a história dos eventos realizados pela instituição.

Confira a galeria completa de fotos do evento

O primeiro dia de evento teve como destaque a Mostra Ceará, aqui Tem SUS, que em sua edição 2023 realizou a apresentação presencial de 70 experiências municipais exitosas entre as mais de 200 inscritas, comprovando o absoluto sucesso da seletiva estadual. Os trabalhos foram apresentados para bancas de jurados, que ao final do processo pontuaram as 17 melhores experiências, agraciando-as com o prêmio Benedita de Oliveira e com a garantia de participação na Mostra Brasil, aqui Tem SUS, que ocorrerá durante o próximo congresso do CONASEMS, em julho.

“Eu pude ver aqui vários relatos das experiências vividas nos municípios através da Mostra Ceará que teve um dia inteiro na programação do evento neste ano, então podemos conhecer vários exemplos para que possamos juntos construir um SUS diferenciado no nosso estado”

comentou a secretária da saúde de Horizonte, Lúcia Gondim.

 

 Abertura com conhecimento e emoção

A noite de solenidade no dia 20 reservou momentos de conhecimento e emoção. Com o auditório lotado, os congressistas puderam assistir a Palestra Magna com o sanitarista Eugênio Vilaça. Em seguida, a entrega da Medalha Dower Cavalcante emocionou a todos os presentes, tendo como homenageados a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ – CEARÁ), o secretário de saúde de Eusébio e dentista, Josete Tavares, e a secretária executiva do COSEMS-CE e Terapeuta Ocupacional, Maria do Carmo Xavier de Queiroz, a Cacau.

No último dia como presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade fez um balanço dos quatro anos de gestão à frente da entidade destacando a luta pelo financiamento estadual dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e agradecendo ao Governo do Estado, que através da Secretaria da Saúde, recompôs o valor per capita da Assistência Farmacêutica, fruto de forte articulação durante sua gestão.

Encerrando a noite de abertura, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria executiva da entidade, que passa a ser presidida pelo secretário municipal de saúde de Guaiúba, Rilson Andrade. Em sua fala, o novo presidente do COSEMS-CE, também ressaltou a importância dos HPPs. “Todos que estão aqui são guerreiros. Lutamos contra uma pandemia nos Hospitais grandes e nos pequenos, e na oportunidade ainda existia quem dissesse que os HPPs não tinham funcionalidade, mas foram eles que nos ajudaram quando a capital não teve mais como absorver. Nós conseguimos salvar a vida de milhares de cearenses.”

Programação abarcou vários temas

A manhã do dia 21 iniciou com uma palestra do Deputado Federal Mauro Benevides, que trouxe ao público novidades sobre o Piso da Enfermagem e as discussões em Brasília.  Em seguida, iniciaram-se as oficinas temáticas, que trouxeram um conteúdo extenso e diverso, apresentando-se como uma grande novidade na programação do Congresso. Ocorrendo de modo simultâneo, as oficinas abordaram os temas: Assistência Farmacêutica na APS, Instrumento de Planejamento: DIGISUS e cumprimento da LC 141, Financiamento da APS e Sistema de Informação: Correção e Atualização de Dados, Imunização – Registro e Sistema de Informação, Saúde Mental – Perspectivas da Política Nacionalde Saúde Mental, Práticas Integrativas – Perspectivas da Política Nacional na prevenção de doenças e recuperação da saúde/PICS, contando com a presença de palestrantes do Ministério da Saúde, CONASEMS e SESA.

Para a secretária da saúde de Maranguape, Cleonice Caldas, o evento trouxe muitos ganhos para os participantes. “Foi uma rica e extensa programação onde nós pudemos conhecer as tecnologias dos municípios com os trabalhos apresentados na Mostra, palestras importantes, momentos muito simbólicos de reconhecimento, tivemos o Eugênio Vilaça falando sobre o tema central de muita importância para todos nós, enfim. A programação conseguiu atrair vários secretários até o último dia. Parabenizo ainda a Sayonara pela sua gestão onde ela foi forte e guerreira e desejar uma gestão muito iluminada ao amigo Rilson e dizer que estamos juntos nessa luta.

No turno da tarde, teve início os debates sobre Regionalização e Fluxos de Governança e Redes de Atenção, nas Mesas Temáticas. Os momentos ocorreram no auditório principal, para um público sempre massivo, e trouxe grandes nomes da saúde a nível municipal, estadual e federal para o debate.

“Quero agradecer ao COSEMS pelo evento maravilhoso, foram três dias de bastante aprendizado. Destaco a realização da Mostra esse ano, onde vi muitos trabalhos com potencialidades diferentes e que nos motiva para adaptar à realidade do nosso município. Sem dúvidas um dos eventos mais brilhantes realizado pelo COSEMS”, asseverou Rosiane Santos, secretária da saúde de Jaguaruana.

O último dia de evento trouxe a mesa Desafios e Perspectivas para Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde, e contou com a presença do Secretário da Secretaria de Atenção Primária a Saúde – SAPS/MS, Nésio Fernandes, que trouxe para os gestores e congressistas as perspectivas para o futuro da Atenção Primária no Brasil e no Ceará.

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral - E-mail: [email protected]